Comitê defende monopólio estatal da exploração do petróleo


18/06/2009 17:12

Compartilhar:

Prandi participa de ato que rechaça os ataques à Petrobras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PRANDIPETROLEO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"O petróleo tem que ser nosso". Este é o mote da atuação do Comitê da Baixada Santista de Defesa do Petróleo, criado na noite da última quarta-feira, 17/6, durante ato público na sede da Subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) participou do evento e integra o grupo que irá articular as ações regionais a favor do novo marco regulatório do petróleo e contra os ataques eleitoreiros à Petrobras.

"Precisamos mostrar à população de que lado, na verdade, estão aqueles que querem achincalhar a Petrobras, um patrimônio do povo brasileiro. Foram eles que no governo FHC implantaram uma política de terceirização nefasta, que comprometia a qualidade operacional da Petrobras e aumentava os riscos de graves acidentes. Numa ação de esvaziamento, que tinha como objetivo privatizar a empresa, entregar mais uma jóia da coroa ao capital internacional", enfatizou Prandi.

Segundo a parlamentar, são estes interesses que voltam à tona com os ataques do PSDB e do DEM, que, conforme a opinião da deputada, querem usar uma CPI como palco para tentar desgastar o governo Lula, visando as eleições de 2010. Conforme ressalta a deputada Prandi, se o desejo fosse realmente passar a limpo a Petrobras, as investigações deveriam mergulhar fundo na apuração de fatos obscuros da gestão da estatal no governo FHC, o que tucanos e democratas recusam.

"Na verdade, por trás dos recentes ataques à Petrobras, PSDB e DEM escondem interesses inconfessáveis. Fazem o jogo das empresas transnacionais, que não querem aceitar o novo marco regulatório que o governo Lula prepara para nortear a exploração das imensas reservas de hidrocarbonetos da Bacia de Santos. Mais uma vez, vão ao encontro do que deseja o capital internacional, em prejuízo daquilo que é melhor para o Brasil e os brasileiros", arrematou.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp