Brasil perde Victor Siaulys, fundador da Laramara


20/03/2009 18:59

Compartilhar:

Victor Siaulys <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/victorsyaulisRAFAEL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"O Brasil perdeu um exemplo de cidadão e guerreiro. O falecimento do dr. Victor Siaulys deixa uma lacuna que nunca será preenchida", afirmou o deputado Rafael Silva, quando recebeu a informação do falecimento do fundador da Laramara " Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual e também do laboratório brasileiro Aché.

Filho de imigrantes lituanos pobres, Victor cresceu no bairro da Pompéia, numa casa construída por seu pai, como ele mesmo definia, com "suor, cuspe e tijolos". Foi vendedor de peixe, trabalhou como office-boy e conseguiu se formar na melhor faculdade da época, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Foi Ruy Ohtake, seu amigo de infância, que projetou as instalações de seus maiores empreendimentos, como o Laboratório Aché, o Hotel Unique, Unique Garden e o Instituto Tomie Ohtake, que recebeu esse nome pela forte relação que construiu com a família Ohtake e por considerar Tomie sua segunda mãe.

A Fundação Laramara foi fundada pelo Dr. Victor e pela sua esposa, a sra. Mara, em 7 de setembro de 1991, e já recebeu cerca de oito mil usuários que se beneficiaram em algum programa da instituição. Atualmente a entidade possui cerca de 700 crianças e jovens integrados em algum programa ou serviço na instituição.

Victor Siaulys faleceu às 19h50 de 19/3, no Hospital Albert Einsten, onde estava internado há 30 dias, lutando contra seu quarto câncer. O corpo foi cremado no Cemitério Horto da Paz.

"Infelizmente perdemos um brasileiro que fez de sua trajetória de vida uma lição que deve servir de exemplo para todos nós", comentou Rafael Silva.



rsilva@al.sp.gov.br

alesp