Balanço 2011 - Apoio aos municípios do Alto Tietê


19/01/2012 19:44

Compartilhar:

Região do Alto Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2012/1768013.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Proposta pelos deputados André do Prado (PR), Estevam Galvão (DEM), Heroilma Tavares (PTB), José Candido (PT), Luiz Carlos Gondim (PPS) e Alencar Santana (PT), com adesão de mais 21 parlamentares, a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê é um instrumento de interlocução e reivindicação e que deve reunir todos os Poderes para discutir as principais necessidades e projetos do Alto Tietê. A frente conta com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e da Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Tietê (Acat), A região do Alto Tietê é composta pelos municípios localizados no entorno da nascente do rio Tietê: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, com um total de mais de 1,5 milhão de habitantes. O Rio Tietê nasce no município de Salesópolis e percorre parte desses municípios antes de chegar à capital. A região possui uma produção variada, desde artigos manufaturados até verduras, legumes e flores, além de polos industriais e estâncias turísticas.

As prioridades de atuação do grupo são a criação de lei específica sobre a ocupação de solo e o desenvolvimento urbano, solução da questão do lixo da região do Alto Tietê, melhoria da saúde pública e ações nas áreas de transportes e infraestrutura, a educação e desenvolvimento social. Para isso, diversas diligências foram realizadas, das quais se obtiveram as demandas dos municípios envolvidos.

Em 2011, a frente articulou com o governo estadual principalmente ações nas áreas de saúde e segurança. André do Prado destacou a importância de pautar as principais questões que devem nortear as ações da Frente neste ano. A Frente Parlamentar entregou ao secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, relatório contendo um diagnóstico social da região do Alto Tietê, os principais entraves e as propostas abrangentes para dinamizar as principais necessidades do setor. Na área de segurança pública, a frente teve audiência com o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo. para expor os principais problemas constatados nos municípios da região do Alto Tietê. As cidades pedem, principalmente, aumento do efetivo policial, instalação de bases operacionais, criação de companhias e aumento de viaturas.

Relatório sobre a saúde do Alto Tietê foi entregue à Secretaria da Saúde, com as prioridades apontadas pelos secretários municipais do setor. O relatório foi entregue, também, ao governador Geraldo Alckmin. As principais necessidades apontadas pelas prefeituras são a ampliação dos leitos de UTI, solução da deficiência no atendimento ambulatorial, psiquiatria, assistência farmacêutica, prótese e Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

alesp