Cadeia de Serrana é transferida para Secretaria de Administração Penitenciária


25/06/2001 16:06

Compartilhar:


Decreto do governador Geraldo Alckmin transfere a Cadeia Pública 12, localizada na estrada de Serrana, da Secretaria de Estado da Segurança Pública para a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Pelo decreto, publicado sábado, 23/6, no Diário Oficial do Estado, a cadeia passa a ser chamada de Centro de Detenção Provisória.

Ficam transferidos todos os bens móveis, equipamentos, direitos e obrigações, com exceção dos servidores das carreiras policiais civis. Isso significa a liberação de 75 agentes, três delegados e dois agentes em telecomunicações, que voltarão a fazer parte do quadro da Polícia Civil.

Para o líder do governo, deputado Duarte Nogueira (PSDB), a transferência da Cadeia 12 para a Secretaria de Administração Penitenciária deverá reforçar a estrutura da Polícia Civil para os trabalhos de investigação. O deputado lembrou que o governo estadual tem feito investimentos importantes na área da segurança em Ribeirão Preto.

Na semana passada, por exemplo, o governador fez a entrega de uma delegacia móvel e de um carro para investigações para a Polícia Civil e um carro-resgate para o Corpo de Bombeiros. A delegacia móvel é uma van com os equipamentos de uma delegacia normal que pode se deslocar aos bairros mais distantes.

A Polícia Militar também recebeu uma base comunitária móvel, durante a visita do governador à cidade em abril. Alckmin destacou que a lógica da polícia comunitária é a comunidade conhecer a Polícia e vice-versa. "Nos lugares onde já funcionam, demonstram muita eficiência." Ele disse ainda que a Assembléia Legislativa está para aprovar a criação de 4 mil vagas para guardas de muralha, liberando assim quatro mil homens para o policiamento preventivo nas ruas.

No ano passado, a Polícia Militar recebeu 54 carros. Inicialmente, Ribeirão Preto receberia 36 veículos. Depois de uma reunião com os conselhos de segurança de bairros, Nogueira solicitou o aumento no número de carros. A solicitação foi atendida pelo governador Mário Covas.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Duarte Nogueira - 3886-6790/6794)

alesp