Pedetistas promovem encontro de mulheres


31/08/2005 15:39

Compartilhar:

O Encontro de Mulheres do PDT teve como pano de fundo as conquistas e a participação feminina nas diversas áreas de atividade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VINHOLI  B (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Geraldo Vinholi (2º da esq.) promove reunião com a presença de mais de 80 mulheres pedetistas, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VINHOLI  B (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Maria Matoso Bin, vice-prefeita de Fernandópolis  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VINHOLI  B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Geraldo Vinholi, secretário-geral do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no estado de São Paulo e 2.º secretário da Mesa Diretora do Legislativo paulista, promoveu no domingo, 28/8, em conjunto com o Movimento de Mulheres do PDT, reunião no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa que contou com a presença de mais de 80 mulheres pedetistas, entre as cerca de cem pessoas que compareceram.

O Encontro de Mulheres do PDT teve como pano de fundo as conquistas e a participação feminina nas diversas áreas de atividade, inclusive na política " e como objetivos práticos, a nova organização do Movimento de Mulheres do PDT.

"A mulher está a cada dia mais participante da vida da nação e o PDT, o primeiro partido a reconhecer não só o voto da mulher, mas também a sua participação na vida política do país, tem de trabalhar para ter cada vez mais mulheres atuando, compondo chapa, se colocando à disposição do partido. Queremos mais mulheres nos parlamentos tanto estaduais como federal", disse Geraldo Vinholi ao abrir a reunião.

Segundo o parlamentar, as mulheres que se candidataram pelo PDT nas últimas eleições para os cargos estaduais e federais obtiveram 16% da votação geral do partido. "Portanto, num partido cujo próprio estatuto prevê pelo menos 30% de participação feminina, estamos apenas com pouco mais da metade." Vinholi também tem se dedicado a apoiar diversos movimentos formados dentro do PDT, como o Movimento de Mulheres, o Movimento dos Jovens e ainda o dos Negros.

Therezinha Zerbini, do Movimento de Mulheres do PDT e do Movimento das Mulheres pela Anistia, definiu a linha mestra do encontro citando Barbosa Lima Sobrinho: "Quando a mulher quer, Deus quer". Para ela, a participação da mulher na vida política nacional é essencial e o caminho passa pela participação político-partidária".

A reorganização do movimento visa não somente às próximas eleições, mas a um trabalho contínuo de integração entre os diversos núcleos de mulheres do PDT espalhados pelo Brasil e também de formação, com palestras e debates.

Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além do deputado Geraldo Vinholi e Therezinha Zerbini: a vice-prefeita de Fernandópolis Ana Maria Matoso Bin (Ana Bin); a vereadora de Americana, Maria de Lourdes Santos Ginetti (Lurdinha); o vereador Carlos Apolinário; o presidente do Movimento Negro do PDT e membro da Executiva Estadual do partido, Osvaldo Cândido; e o presidente da Fundação Alberto Pasqualini, Lúcio Maluf.



gvinholi@al.sp.gov.br

alesp