Cidadãos preocupados com os problemas do país


06/11/2009 21:15

Compartilhar:

Gabriel Martinelli Zapata<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/Gabriel Martinelli Zapata - mmy (11).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira, 6/11, 93 estudantes do ensino médio do Estado de São Paulo participaram da 11ª edição do Parlamento Jovem Paulista.

O objetivo do Parlamento Jovem é despertar nos estudantes o sentimento de cidadania e mostrar como funcionam os três poderes constituídos, principalmente o Legislativo. O Parlamento Jovem também visa estimular o debate acerca das necessidades básicas da população, dos problemas existentes e das propostas para solucioná-los.

Os conteúdos dos projetos devem falar sobre temas relacionados a 12 "partidos temáticos" que são: Partido da Agricultura, da Cultura, da Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos, da Educação, do Emprego, dos Esportes, da Habitação, da Juventude, da Natureza, da Saúde, e da Segurança Pública.

No segundo e último dia do Parlamento Jovem, o público, composto por professores, familiares, coordenadores e representantes da Casa, participou ativamente aplaudindo e orientando os jovens deputados na missão de defenderem seus projetos na tribuna.

Um dos destaques foi o 1º secretário Gabriel Martinelli Zapata, 16 anos, do Colégio Flapi, da cidade de Ibitinga, São Paulo, que falou sobre o tema da sustentabilidade e da proteção ao meio ambiente, bandeiras defendidas pelo Partido da Natureza, ao qual o jovem deputado pertence. Para Gabriel, apresentar seu projeto foi uma vitória para ele, seus pais e seus professores, que o ajudaram a entender e preparar o projeto que apresentou.

"Apresentei meu projeto por me interessar muito pelo meio ambiente e por gostar de ler tudo sobre o assunto, desde revistas e jornais, até livros científicos. Esse é um tema muito polêmico, porque as pessoas, apesar de concordar que o aquecimento global é um problema muito sério, não querem abrir mão das comodidades. Temos que mudar essa mentalidade e diminuir a emissão de CO2 através da mudança de atitude, convencendo as pessoas a utilizarem menos os automóveis nas tarefas próximas de sua residência, entre outras."

O parlamentar jovem também citou suas iniciativas em projetos sociais na sua cidade. FAz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Capítulo Estrela de Ibitinga, órgão filantrópico que completa 10 anos.

Sobre seu futuro, Gabriel conta que se dedica aos estudos com afinco, pois pretende estudar Medicina. "Meu maior incentivador é meu avô, que está com 72 anos. Todos os dias ele diz que vou ser um grande médico " ele abandonou o curso de Medicina por não ter se adaptado à Curitiba, onde fazia faculdade " e hoje é um bom dentista".

O deputado jovem falou, ainda, da sua vontade de um dia poder governar a cidade que mora. "Eu tenho amor por Ibitinga e acho que minhas idéias poderiam melhorar a vida da população, mas confio muito nos deputados dessa Casa e tenho certeza que muitos projetos serão desenvolvidos para nossa região".

Os projetos de autoria dos deputados jovens são publicados no Diário Oficial Legislativo e ficam registrados nos arquivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e podem ser encontrados, também, no portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br).

alesp