Deputada defende maior reajuste para aposentados


12/03/2009 15:40

Compartilhar:

Maria Lúcia Prandi (esq.) e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/PRANDIINSS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Maria Lúcia Prandi (PT) voltou a defender a recomposição de aposentadorias e pensões pagas pelo INSS, que acumulam perdas do poder de compra desde que foram desvinculadas do salário mínimo. A manifestação da parlamentar ocorreu durante inauguração de uma nova agência do INSS, em Praia Grande. O evento contou com a presença do ministro da Previdência Social, José Pimentel.

"Esta desvinculação foi injusta. Pessoas que se aposentaram com ganhos equivalentes a oito salários mínimos à época, hoje recebem o correspondente a apenas quatro. É preciso encontrar uma saída para corrigir essa distorção, que castiga uma legião de trabalhadores em todo o Brasil. É preciso restabelecer o respeito àqueles que contribuíram para o crescimento do país", enfatizou Prandi.

Em dezembro do ano passado, Prandi participou de ato ao lado do senador Paulo Paim (PT/RS), que tem projetos para restabelecer a paridade com o salário mínimo e acabar com o fator previdenciário, que também contribui para o achatamento dos benefícios. "Mais que um discurso, é um compromisso político que precisa chegar ao cidadão", acrescentou Maria Lúcia.

A instalação da nova agência do INSS em Praia Grande é fruto de uma parceria entre a prefeitura da cidade e o governo Lula. Além dessa unidade, ainda este ano mais três cidades da Baixada passarão a contar com equipamentos do INSS: Bertioga, Mongaguá e Peruíbe.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp