Comissão de Saúde aprova projeto sobre gratuidade de Histeroscopia


10/08/2011 11:34

Compartilhar:

Luiz Carlos Gondim, na Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/LUIZCARLOSGONDIMCOMISSAODESAUDEr.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde aprovou, em 9/8, o projeto de Luiz Carlos Gondim (PPS), que dispõe sobre a gratuidade das intervenções cirúrgicas para laqueaduras tubárias e vasectomia e a esterilização transcervical, para os cidadãos residentes e domiciliados no Estado.

Segundo o deputado, a nova técnica, denominada Histeroscopia, é muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos, sendo que o Uruguai também já a realiza na sua rede de saúde pública. No Brasil, o Estado de Santa Catarina começou a implantar este método em 2009.

Durante a apreciação do projeto na comissão, vários parlamentares elogiaram a iniciativa de Gondim.

O projeto segue para a Comissão de Finanças antes de ser votado pelos deputados no plenário. Esse modelo de esterilização foi regulamentado pela Anvisa em fevereiro do ano passado, como sendo mais eficaz que a pílula, o Dispositivo Intra-uterino (DIU) e a laqueadura tradicional.

Segundo o Dr. Gondim, nesse novo método, o médico, com a ajuda de um aplicador e uma microcâmera, implanta duas molas de titânio, uma em cada trompa da paciente. O dispositivo provoca uma reação no tecido, que bloqueia completamente as trompas. Nos primeiros três meses, a mulher deve usar outra forma contraceptiva, porque esse é o período para que haja a obstrução da trompa.(da)



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp