Iniciativa do governo prevê punição a lojas que venderem bebidas alcoólicas a menor


Governo quer ampliar o número de fiscais; empresários também se preocupam com alcoolismo
O Projeto de Lei 698/2011, do Executivo, que proíbe a venda, o fornecimento e a facilitação de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos, está em tramitação na Casa desde agosto. A matéria diz que o estabelecimento que descumprir a medida será multado e, em caso de reincidência, perderá o alvará de funcionamento.
Alcoolismo juvenil
Uma pesquisa da Unifesp junto às escolas particulares do Estado constatou que a maioria dos jovens entrevistados começou a beber antes dos 13 anos, grande parte com o consentimento dos pais ou responsável. Os meninos preferem beber cerveja e chopp e as meninas, caipirinha. Esse mesmo estudo aponta que as meninas bebem mais que os meninos.
A publicidade apelativa e a invasão das cervejarias e de outros segmentos da indústria alcoólica nas mídias (rádio, tevê, jornais, pontos de distribuição de vendas, internet e revistas), inclusive nas redes sociais (Facebook, Twitter e Orkut), foi considerado um fator relevante para o aumento do consumo de bebidas entre os jovens. Inclusive, muitas dessas propagandas desrespeitam determinações do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
Iniciativas
O pequeno município de Tarumã, próximo a Assis, implantou em 2007 projeto-piloto com o objetivo de educar a população e diminuir os índices de violência na cidade. Nesse período, a pequena cidade de 13 mil habitantes viu os índices de violência serem reduzidos à metade. "O Programa Periscópio envolveu todas as secretarias municipais e contou com o apoio fiscalizador da população", disse o prefeito Jairo da Costa e Silva. Antes da medida, a população gastava cerca de 12% do orçamento familiar com o uso de algum tipo de droga.
A iniciativa privada também tem se mostrado preocupada com o aumento do consumo de bebidas entre os jovens. Há quatro anos, a rede de supermercados Walmart implantou um sistema que "trava" a compra de qualquer item de bebida alcoólica para menores de idade, e só libera o produto após a operadora checar o documento de identidade do cliente e digitar sua data de nascimento.
Recentemente, a Ambev e o grupo Pão de Açúcar anunciaram um grande projeto educacional que será implantado nas comunidades carentes do Rio de Janeiro e de São Paulo. O grupo Pão de Açúcar também instalou em suas lojas, nos estados de São Paulo e Paraná, um sistema semelhante ao utilizado pelo Walmart. Até o final do ano, todas as lojas usarão o sistema de verificação por código de barras.
Selo explicativo
A Ambev informou que seus produtos terão um selo com o ícone "+ID", uma forma de obrigar o consumidor a apresentar documento na hora da compra. Além disso, a empresa fará uma campanha nos pontos de venda com cartazes e adesivos, a veiculação de um filme na tevê e peças publicitárias em jornais e revistas. "Não nos interessa o lucro das vendas para menores de idade", afirmou o diretor-geral da Ambev, João Castro Neves, à revista Época Negócios.
Tramitação
O último andamento do PL 698/2011 foi a realização de uma audiência pública, em 31/8, convocada pelo presidente Barros Munhoz. Os participantes, representantes do governo e técnicos da área da saúde, enfatizaram a questão educacional como medida preventiva. Atualmente, o projeto de lei, que tramita em regime de urgência, está com o relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, deputado Cauê Macris (PSDB). Posteriormente, o PL tramitará nas comissões de Saúde e de Finanças, Orçamento e Planejamento, estando pronto para a Ordem do Dia.
A íntegra do PL está disponível no Portal www.al.sp.gov.br.
Notícias mais lidas
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações