Presidente do Tribunal de Justiça Militar visita a Assembléia

Os membros do TJM pediram apoio na tramitação do PLC 5/07, que cria mais dois cargos de juiz de segundo grau
20/04/2007 17:15

Compartilhar:

Avivaldi Nogueira Jr, Fernando Pereira, Paulo Prazac, Vaz de Lima, Evanir Ferreira Castilho, Clovis Santinon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TJM Avivaldi N.Jr,Fernando Pereira,Paulo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Vaz de Lima e Evanir Ferreira Castilho,  Presidente do TJM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TJM Pres Vaz de Lima e Pres TJM Evanir Ferreira Castilho (4)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Avivaldi Nogueira Jr, Fernando Pereira, Evanir Ferreira Castilho, Vaz de Lima, Paulo Prazac, Clovis Santinon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TJM Avivaldi Nogueira Jr,Fernando.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evanir Ferreira Castilho, Vaz de Lima, Paulo Prazac<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TJM PresEvanir Ferreira Castilho, Pres Vaz de Lima, Vice Paulo Prazac MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente do Tribunal de Justiça Militar, Evanir Ferreira Castilho, foi recebido nesta sexta-feira, 20/4, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima. Compareceram também ao encontro o vice-presidente do tribunal, Paulo Prazac, o corregedor-geral da Justiça Militar, Fernando Pereira, e os juízes Avivaldi Nogueira Junior e Clovis Santinon.

A integração e a harmonia entre os poderes foi o principal tema tratado na visita. Reafirmou-se a intenção de se manterem relações cordiais e permanentes entre eles, como forma de promover um diálogo produtivo.

No encontro, tratou-se também de um assunto de interesse específico da Justiça Militar: a tramitação do Projeto de Lei Complementar 5/07, cuja finalidade é a criação no tribunal de mais dois cargos de magistrado de segundo grau. Essa é uma reivindicação antiga, pois a Constituição Estadual, promulgada em 1989, já se referia a sete juízes, e hoje há apenas cinco.

Segundo Evanir Ferreira Castilho, a Constituição aumentou a competência do tribunal sem que tivesse havido o correspondente acréscimo de juízes. Ele preside a 1ª e a 2ª Câmaras, as Câmaras Conjuntas, o Tribunal Pleno e as Sessões Administrativas, o que reduz o tempo disponível para a administração da Casa " contratos, licitações, problemas de funcionalismo " e cria dificuldades para as atividades de representação. "Nós queremos estar presentes em todos os grandes acontecimentos do Estado e do país, mas somos limitados pelo tempo", afirmou.

Os dois cargos em questão contemplam também reivindicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pois um deles é de advogado. O outro é de coronel. "Creio que a Assembléia seja sensível à reivindicação, mas quisemos, ao lado da homenagem ao presidente Vaz de Lima, trazer nossa expectativa de que o trâmite desse projeto seja tranqüilo", concluiu.

O presidente Vaz de Lima enfatizou a importância da integração entre os poderes, preservadas a harmonia e a independência entre eles. "Vamos acompanhar de perto a tramitação do projeto em questão, até porque se trata de um órgão de fundamental importância no ordenamento jurídico-institucional do Estado", comentou.

alesp