Telefônica substituirá telefonia sem fio por rede a cabo em Salesópolis


24/02/2006 15:14

Compartilhar:


A Telecomunicações de São Paulo S. A. (Telefônica) substituirá neste ano o sistema via rádio Wireless Local Loop (WLL), que atende a 1.083 assinantes de Salesópolis, por cabos telefônicos. A troca do sistema será anunciada pelo diretor de Relações Regionais da Telefônica, Evair Morais, em 13/3, às 16h, durante audiência pública na Câmara Municipal de Salesópolis. A audiência contará com a presença do deputado estadual Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia, que intermediou a negociação entre a empresa e a prefeitura da cidade.

"A Telefonica aprovou os investimentos necessários para fazer a substituição do sistema WLL por cabos telefônicos, o que melhorará a qualidade dos serviços em Salesópolis", afirmou Morais, garantindo que o serviço será iniciado e concluído ainda neste ano. "É um trabalho longo, de grande investimento, mas que acontecerá durante o ano de 2006".

Em outubro do ano passado, Figueira debateu em seu gabinete os problemas de telefonia enfrentados pelos assinantes de Salesópolis. Na ocasião, estiveram presentes, além de Evair Morais, o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva (PL), e os vereadores Claudinei José de Oliveira (PL), o Nei, Mário Barbosa Pinto (PV) e Jair dos Santos (PSDB), este presidente da Câmara Municipal.

Os políticos se queixaram de que 1.083 usuários " praticamente a metade dos 2.276 assinantes do município " usam o sistema WLL e não têm acesso a serviços como o de transmissão de fax ou internet, seja banda larga ou discada. Além disso, o sistema não funciona direito e na maior parte do tempo não há sinal, o que afastaria empresas interessadas em se instalar no município. "Com qualquer garoa, os aparelhos ficam dois dias sem funcionar", afirmou o vereador Nei.

O diretor Evair Morais, que disse que irá cumprir o compromisso assumido em outubro, afirmando que "os representantes da sociedade exercem seu papel ao trazerem o pleito à Telefonica, que o atenderá da melhor maneira possível". Durante a reunião na Assembléia, Morais explicou que, nos últimos sete anos, Salesópolis saltou de 782 aparelhos para 2.276, um crescimento de 191%, e que a opção pelo sistema WLL foi feita por conta da geografia acidentada da cidade e por ser uma região de preservação ambiental.



Tribunal de Justiça

O deputado Fausto Figueira participará também, em 6/3, às 13h30, de uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Celso Luiz Limongi, para reivindicar a instalação da Comarca de Salesópolis. O encontro será na sede do Tribunal, em São Paulo, e deverá reunir também o prefeito, vereadores, representantes da OAB, o juiz e o promotor da cidade.



fausto@faustofigueira.com.br

alesp