Assembléia lança nesta quinta-feira frente em defesa do Vale do Paraíba


04/07/2007 21:46

Compartilhar:

Deputado Padre Afonso Lobato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PADRE DEF VALE PARAIBA A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, serras do Mar e da Mantiqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PADRE DEF VALE PARAIBA B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nessa quinta-feira, 5/7, será oficializada a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, serras do Mar e da Mantiqueira. Instituída em caráter temporário, a frente será presidida pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV-Taubaté) e composta pelos demais parlamentares que têm base na região: Carlinhos de Almeida (PT-São José dos Campos), Antonio Carlos da Silva (PSDB-Caraguatatuba), Mozart Russomanno (PP-Caraguatatuba), Aloísio Vieira (PDT-Lorena). Entre outras competências, a frente definirá estratégias que busquem a solução dos problemas e que dificultam o desenvolvimento econômico da região. A posse da frente será às 14h30 no auditório Franco Montoro.

À frente parlamentar caberá implementar políticas públicas de fomento nas áreas de saúde, educação, infra-estrutura urbana, transporte, segurança, turismo e meio ambiente, além de estimular ações de resgate dos valores histórico e cultural de cada município e da região. Os deputados ressaltam que pretendem atuar em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap), entidade fundada na década de 70 que representa os 44 municípios da região. Todas as reuniões serão públicas.

Padre Afonso Lobato observa que é de suma importância o alinhamento dos deputados, pois todos têm conhecimento detalhado das necessidades de sua área de atuação, o que permitirá a elaboração de propostas para o macrodesenvolvimento da região. "O objetivo é apresentar soluções para problemas comuns, minimizando custos e agilizando os procedimentos", comenta. Para isso, serão promovidas audiências, debates e visitas em campo, colhendo sugestões e propostas para serem discutidas junto à sociedade e órgãos públicos, dando sustentação às ações da frente.

"Haverá oportunidade para que os diversos segmentos da sociedade possam contribuir, fortalecendo o desen­volvimento de toda a região, que se destaca no país pelo seu parque tecnológico e industrial, agricultura, turismo, história e cultura", finaliza Lobato.

alesp