O cromatismo exuberante de Antonia Longo alimenta a sua fantasia pictórica

Emanuel von Lauenstein Massarani
12/09/2003 14:02

Compartilhar:

obra Primavera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/primavera.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonia Longo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Antonia Longo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De uma profunda sensação da cor, Antonia Longo faz derivar o motivo fundamental da pesquisa da forma, onde pode estar contida, de maneira apropriada, a expressão cromática mais próxima do estímulo inicial.

Nesses termos, a liberdade de interpretação poderia tornar-se excessiva, se não houvesse a capacidade de coordenar e reduzir os estímulos cromáticos num esquema harmoniosamente ordenado e desenvolvido na esotérica linguagem dos símbolos.

Parece evidente que uma artista tão instintiva, como Antonia Longo, tenha consciência de que a obra artística é vida, espetáculo, participação extra, improvisação, autocromatismo e imediatismo.

A poesia de seus quadros não tem necessidade de muitas mediações interpretativas, expressa que é de maneira clara ao espectador, participante de um evento que não deriva da realidade, mas dela faz parte e constitui uma das manifestações mais vizinhas às nossas necessidades existenciais.

Em termos estéticos, suas anêmonas, suas orquídeas, suas flores são criadas para recolher nos limites de suas pétalas as magníficas cores que alimentam a sua fantasia pictórica.

Como na obra Primavera, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, as flores dessa artista constituem a síntese de uma beleza retratada de um enorme jardim de primavera.

A artista

Antonia Longo, pseudônimo de Antonia Longo de Freitas, nasceu na cidade de Madaguari, Paraná, no ano de 1952. Formou-se em desenho industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado e em artes pela Faculdade de Artes Plásticas (1977), em São Paulo.

Entre os vários cursos, destacamos: aquarela em seda no Senac com a professora Cezira Carpanezi (1993); pintura e texturização com Janise Zanchetta (1997); pintura a óleo, em porcelana, em faiança, em cerâmica no ateliê Rosa Bergamo (1999); especialização em pintura a óleo, ateliê Rosa Bergamo (2000); composição em pintura e desenho, Casa do Restaurador, com o professor Cirton Genaro; e pintura avançada com o mesmo professor (2002).

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se, entre elas: VI Mostra de Artes Plásticas Rosa Bergamo, SP; XXIII Mostra de Pintura em Porcelana e Faiança, UBAP, SP (1999); Um Brasil para Todos, Centro Cultural da Marinha de São Paulo (2000); Espaço Cultural da Associação Paulista de Medicina, SP (1999 e 2000); "A Beleza da Mulher", Norma Amaral, SP (2000); "Formas e Cores", Espaço Cultural da Associação Paulista de Medicina; "Cores, Formas e Emoções", Centro Cultural da Marinha, SP; "Celebração à Primavera", Complexo Júlio Prestes, SP (2002).

Recebeu a Grande Medalha de Ouro e a Medalha de Ouro na VI Mostra de Artes Plásticas Rosa Bergamo (1999) e Medalha de Ouro no Encontro das Artes Norma Amaral (2000).

alesp