A arte colaborando na conscientização para a preservação dos animais


03/10/2007 09:46

Compartilhar:

O Repouso dos Tigres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/O Repouso dos Tigres - Lourdes Alkmin.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Edson Teigi Leao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pato Selvagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/huang mei-o Pato Selvagem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Galo arco-íris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Wilson Teixeira galoarco-iris.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tamanduá bandeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Tamandua Bandeira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Revoada de Araras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Revoada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tempo I<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amadeo TempoI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sanhaços com jabuticaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Joao Pio Sanhaco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O vôo da águia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Tao Duarte Voo aguia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criaturas importantes para o equilíbrio do meio ambiente, os animais foram contemplados com uma data especial no calendário: o dia 4 de outubro data em que se comemora São Francisco, O Protetor dos Animais.

Com efeito, em 1978 a Unesco aprovou a Declaração Universal dos Direitos do Animal, a fim de proteger os bichos da exploração, do abandono, do tráfico e do extermínio.

Se o Dia Mundial dos Animais foi criado especificamente para nos lembrar de pensar sempre nesses seres que compartilham conosco o planeta Terra, é oportuno que nesse dia se adote uma atitude de conscientização diária que ajude a protegê-los e a preservá-los em seus hábitats originais.

Lamentavelmente, no entanto, no Brasil, assim como em inúmeras outras partes do mundo, há diversos animais em vias de extinção. São cerca de 208 espécies, entre elas, com destaque, o mico-leão-dourado e a arara-azul.

Vale lembrar que em todos os tempos, pintores e escultores reproduziram animais em suas criações, mostrando sobretudo a integração deles com os seres humanos. O dia de hoje é uma motivação oportuna para publicar algumas obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que enfocam o tema.

Revoada de Araras, de Marcos Lopes " Longe de qualquer anedotismo, as composições desse artista, embora dotadas de uma precisa referência à realidade da natureza, interceptada e recriada segundo um esquema que nasce espontâneo em formas, cores e volumes interligados, concretizam-se com imediatismo e em modulações artísticas.

O Repouso dos Tigres, de Lourdes Alkmin " Essa obra é um misto de colagem sobre vidro reunindo tecido e técnica mista. Possui a delicadeza da arte oriental. Amante da natureza, a artista reúne em suas composições aves, animais predadores, florestas e riachos.

Galo Arco-Íris, de Wilson Teixeira " Pintando com riqueza de acentos formais e pictóricos, solidamente estruturados numa intensa correlação cromática, o artista narra sua paixão pelos animais até mesmo com um ponto de ironia.

Sanhaços com Jabuticabas, de João Pio de Almeida Prado " Essa obra reflete a voz autêntica desse pintor, capaz, na sua simplicidade, de comover e nos mostrar o mundo com encantamento, de fazer com que, amando-o, apreciemos toda a beleza deste país continental.

O Leão, de Edson Teigi " O artista não hesita em recorrer a soluções formais, como a ruptura dos planos e a decomposição rítmica do tema central, o que lembra as antigas estampas japonesas, naturalmente em linhas contemporâneas.

Tamanduá, de Alberto Tembo " O chamamento desse jovem artista a um "momento de silêncio" não é tão-somente um convite para não nos distrairmos, mas também para nos concentrarmos sobre uma possível relação com a natureza; para, nela, renovarmos em nós mesmos a consciência da não-violência.

O Vôo da Águia, de Tão Duarte " O pintor confere a suas obras intensa síntese luminosa, graças às partituras cromáticas sustentadas por um ritmo preciso na necessidade de descobrir, dentro da realidade, uma duração menos provisória e menos efêmera.



Pato Selvagem, de Huang Weng Mei-o " A artista deseja transmitir o que ela mesma vivencia, o que sente de sua feliz interpretação da vida, de maneira clara e direta, através de imagens realistas.

Tempo I, de Ricardo Amadeo " O traço que, na sua pureza, forma e dá corpo à composição, animando-a com um cromatismo cuidadosamente empregado, permite obter efeitos sugestivos de agradável visão. Trata-se, sem dúvida, de uma bela fusão entre lirismo e realidade, entre fantasia e gosto pelo detalhe.

alesp