A visualização enigmática de Ernesto Piva: um mundo de imagens em metamorfose


Todas as ações artísticas de Ernesto Piva são determinadas por sua cultura, por sua natureza sensível e emotiva, por seus estados mentais perfeitamente lúcidos. Esses aspectos psicológicos conferem um desenho linear ao seu caráter e às suas produções, à sua reserva de homem.
Em sua obra prevalece uma grande dignidade na concordância com os temas alegóricos ou universais, que resgatam a função ética do seu agir, descobrindo, ainda, aquela que pode ser considerada sua constante de base: uma pureza que o guia e o acompanha com empenho e perseverança.
A visualização que o artista nos propõe está próxima à enigmática. A sua alusão se refere, em realidade, ao enigma de um mundo de imagens confiadas a tecnológicas metamorfoses, que multiplicam as dimensões, destacam os valores gráficos e semânticos, ampliam a espessura da bidimensionalidade das matrizes cromáticas e produzem uma possível trama de mensagens, confiando-a ao comportamento da luz no ambiente.
Posteriormente, essa morfologia plástica se desenvolve por extrapolação e o relevo se destaca do plano até transformar-se em emblemáticas imagens. As cores emitem notas matéricas no silêncio metafísico dessas límpidas "redes de significados".
Em suas obras - entre pinceladas e espatuladas de base - longas e harmoniosas e o traço forte da construção volumétrica, se inserem pontos que possuem, muitas vezes, a dupla função de centro de equilíbrio e de sugestão para criar imagens.
Na obra "Paulicéia: referência 889" doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, a composição cromática, as dinâmicas prospectivas, o jogo dos claros e escuros, encontram nesse motivo comum o parâmetro e a plena fusão. Nela se manifesta, sobretudo a ansiedade da dimensão humana que nas telas de Ernesto Piva está presente como uma exigência urgente e estimulante da maturidade artística.
O Artista
Ernesto Piva nasceu em Loreo, província de Rovigo (Itália), em 1929. A partir de 1940, dedica-se à arte, freqüentando e convivendo com importantes artistas italianos como De Chirico, Bruno Cassinari, De Pisis, entre outros.
Está radicado desde 1953em São Paulo, onde iniciou sua carreira como ilustrador de cartazes para cinema e jornais. Durante 35 anos dedicou - se, na área industrial, atuando 10 anos em arquitetura de interiores como designer de móveis e objetos.
Depois de 35 anos de ausência retornou à Itália para repensar sua atitude frente à arte. Ao regressar ao Brasil, se desfez das suas indústrias e assumiu a pintura definitivamente como seu objetivo principal.
Participou de inúmeras exposições e instalou seu primeiro atelier à rua Gabriel Monteiro da Silva. Por volta de 1995 transferiu seu atelier para o Morumbi, onde criou o Centro Ítalo-Brasileiro de Arte, um espaço perfeito para expor sua obra, reunir artistas italianos e brasileiros e coordenar atividades de ensino da pintura.
Possui obras em acervos oficiais e particulares, na Itália e no Brasil, notadamente na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações