Frente parlamentar do Morro do Diabo poderá ser criada


03/07/2007 11:43

Compartilhar:

Helder Faria, Ed Thomas, Cláudio Poceiro e Andréa Pires<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ED THOMAS MORRO DIABO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de preservar o Parque Estadual do Morro do Diabo, localizado no município de Teodoro Sampaio, na região do Pontal do Paranapanema, o deputado Ed Thomas (PMDB) pretende criar a Frente Parlamentar de Apoio e Proteção do Parque Estadual Morro do Diabo.

"O parque é a maior amostra da floresta tropical do Estado de São Paulo e uma das quatro únicas áreas de proteção com mais de 10 mil hectares", afirma o parlamentar, que visitou a região na última sexta-feira, 29/6. Esta é mais uma iniciativa de Thomas, para colher subsídios com o fim de formar a nova frente no Parlamento paulista.

Durante o encontro com Andréa Soares Pires, diretora do parque, e com o coordenador estadual Helder Henrique de Faria, acompanhado do comandante do 1º Pelotão da 3ª Companhia da Polícia Ambiental, tenente Flávio Olivette, foram explicadas as medidas usadas para a exposição do parque. Entre elas, considerando que o local é foco de preservação ambiental, o recebimento de visitantes, o treinamento de funcionários para combate a incêndio, e a adequação da rodovia Arlindo Betio, no trecho que corta a área.

Ed Thomas declarou que é necessário desenvolver a consciência sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente. "Muito das nossas matas originais, sua fauna e flora já foram perdidas, e algo precisa ser feito para interromper a ação predatória do homem", afirmou.

O Parque Estadual Morro do Diabo, localizado no extremo oeste do Estado, ocupa uma área de 34 mil hectares e abriga a última grande área de floresta de planalto, vegetação que já cobriu o território paulista. Ali está localizado o Morro do Diabo, com o pico de 600 metros acima do nível do mar. "Com suas características de solo, flora e fauna próximos da situação primitiva, representa os ecossistemas originais da região destruídos pela ocupação e pelo desmatamento indiscriminados. No parque encontra-se a maior reserva de peroba-rosa do Estado, espécie ameaçada pelo desmatamento, devido à grande procura por sua madeira", justifica o parlamentar.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp