PT anuncia que apoiará candidato do PSDB à presidência da Assembléia


28/02/2007 18:47

Compartilhar:

Fausto Figueira, 1º secretário (1º à esq.) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LidPT -Rob-08.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Vaz de Lima e Enio Tatto (sentados ao fundo) em reunião com deputados petistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LidPT -Rob-04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vaz de Lima, Enio Tatto, Maria Lúcia Prandi e Antonio Mentor (em pé)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LidPT -Rob-05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder da bancada do PT na Assembléia, Enio Tatto, anunciou nesta quarta-feira, 28/2, o apoio do partido ao candidato do PSDB à presidência do Parlamento paulista, o deputado Vaz de Lima.

Conforme Tatto, a decisão de apoiar Lima surgiu após criteriosa análise das propostas do parlamentar para os próximos dois anos. O deputado Vaz de Lima participou nesta quarta-feira de reunião com deputados petistas para pontuar seus compromissos de condução do Parlamento paulista para a próxima Legislatura, que iniciará em 15/3.

No começo de fevereiro a bancada petista lançou a Carta Compromisso pelo Fortalecimento do Legislativo, que estabeleceu uma plataforma com ênfase na autonomia frente ao Executivo, na atuação democrática e transparente no funcionamento do Parlamento e na abertura à participação do povo.

O líder do PT declarou que o partido discutiu os pontos do documento da bancada com o deputado Vaz de Lima, que assumiu o compromisso de defender e valorizar o Legislativo e aplicar a proporcionalidade na composição da Mesa Diretora e nas comissões permanentes. "Esperamos que esta nova presidência permita que o Legislativo cresça e seja valorizado", disse Tatto.

Vaz de Lima, por sua vez, elogiou a forma democrática e transparente como a bancada petista discutiu o apoio à sua candidatura. Ele também falou do acordo selado em relação à Mesa Diretora e afirmou que, no tocante às comissões permanentes, irá usar o critério aritmético e político.

Compromisso público

Entre os compromissos assumidos estão a realização das audiências públicas que servem de base para a discussão e elaboração do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Orçamento do Estado; a dotação das comissões permanentes de meios para cumprirem suas funções; a permanência do funcionamento da Tribuna Popular " realizada às quartas-feiras com o objetivo de ouvir as reivindicações e sugestões da sociedade; a instituição de um conselho pluripartidário para supervisionar os meios de comunicação da Alesp; e a proporcionalidade nas comissões permanentes e na composição da Mesa Diretora.

Seguindo o princípio da proporcionalidade, o PT pretende obter a 1ª e a 4ª Secretárias, bem como a presidência e vice-presidência de algumas comissões. O PFL ficaria com a 2º Secretaria. A definição da 3ª Secretaria ainda está em aberto, segundo Vaz de Lima.

Transparência

Vaz de Lima afirmou que sua permanência à frente do maior Parlamento da América Latina se dará de forma "transparente" e "democrática". Embora tenha o apoio da maioria dos deputados " PSDB (23), PT (20), PFL (12), PTB (4), PPS (5) e PV (8) ", o candidato declarou que conversará com as lideranças dos demais partidos com representação na Casa.

A eleição da nova Mesa Diretora será no dia 15/3, após a cerimônia de posse dos deputados da 16ª legislatura. Nesse dia, os 94 deputados vão escolher os membros da Mesa, composta pelo presidente, dois vice-presidentes (1º e 2º) e quatro secretários (1º, 2º, 3º e 4º).

alesp