Estudantes da Universidade de São Paulo apresentam reivindicações em debate

Uma das demandas é a saída do reitor João Grandino Rodas
28/11/2011 22:24

Compartilhar:

Alunos e professores da USP <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ReuniaoUSP28nov11mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Uma das demandas é a saída do reitor João Grandino Rodas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ReuniaoUSP28nov11mmy1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi (ao centro) coordena a audiência <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ReuniaoUSP28nov11mmyNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 28/11, aconteceu na Assembleia Legislativa uma audiência para debater questões referentes à Universidade de São Paulo. Coordenado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), o evento contou com a presença de alunos e professores, que lamentaram a ausência do reitor da USP, João Grandino Rodas no debate.

Representante do Comando de Greve, Rafael Alves falou sobre a pauta de reivindicações dos estudantes, que inclui a anulação dos inquéritos movidos contra as 73 pessoas presas na desocupação da reitoria; o fim do convênio da instituição com a Polícia Militar e a saída definitiva dos policiais do campus; a realização de um congresso estatuinte com poder de alterar a estrutura da universidade; e a destituição de João Grandino Rodas do cargo de reitor da USP.

"Os estudantes estão fartos da gestão do reitor Rodas e se mobilizaram para dizer que estão insatisfeitos com a reitoria", declarou Paula Kaufmann, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP.



Demissões



"Quando se coloca que é um movimento pró-maconha ou de privilegiados, isso obscurece a questão e não faz um debate do que é central: o fato de a maior universidade pública do Brasil ser a extensão do quintal de um reitor que acha que pode transformar a USP no que bem entende, inclusive num canteiro de obras", criticou o diretor do DCE da USP, Thiago Aguiar.

De acordo com Thiago Aguiar, a audiência não foi solicitada por conta do episódio envolvendo estudantes e policiais na desocupação da reitoria, mas devido à mobilização do Sintusp após a demissão de 270 funcionários da instituição. "Agora, diversos dirigentes sindicais estão sofrendo processo administrativo e correm o risco de ser demitidos. Esse é o modo como a reitoria da universidade intimida todas as vozes políticas", criticou.

Também compuseram a mesa de debates o vice-presidente da Associação de Docentes da USP (Adusp), César Augusto Minto, e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Magno de Carvalho. Ambos expressaram apoio à greve dos estudantes e somaram à pauta de reivindicações apresentadas a retirada de todos os processos administrativos, criminais e inquéritos policiais contra sindicalistas e militantes trabalhadores.

Carlos Giannazi ainda comentou que o reitor João Grandino Rodas está sendo convidado a comparecer em quatro comissões permanentes do Legislativo paulista, a de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, a de Meio Ambiente, a de Educação e a de Ciência, Tecnologia e Informação por diversos motivos, dentre eles improbidade administrativa e malversação do dinheiro público.

alesp