Da RedaçãoO Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou em 5/7 o seminário Portais de Governo na Internet. O encontro, que teve como objetivo a troca de experiências sobre os principais desafios para a construção de um Portal, reuniu Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, mentora e implementadora do Portal da Universidade de São Paulo, Emerson Figueiredo, secretário adjunto de Comunicação do Governo do Estado, responsável pelo Portal do Governo do Estado e Beatriz de Castro Bicudo Tibiriçá, coordenadora geral do Governo Eletrônico da Prefeitura do Município de São Paulo. A idéia de promover o seminário partiu de funcionários da Assembléia paulista que participam do projeto que transforma o atual site do Legislativo no Portal do Cidadão, meta da Mesa Diretora da Casa. O atual site da Assembléia - www.al.sp.gov.br foi criado em março de 2000 e disponibiliza, entre outros serviços, o Sistema de Processo Legislativo (SPL), ícone da página que permite o acompanhamento das proposituras que tramitam na Assembléia; e a Agência de Notícias, que, em tempo real, abastece o veículo com matérias e fotos dos principais fatos do Parlamento paulista. A Agência Assembléia possui um banco de dados com notícias veiculadas desde a criação do endereço eletrônico. No site também o usuário pode acompanhar o trabalho das comissões, a atividade parlamentar, entre outras coisas. Foco definido e conscientizaçãoOs três expositores salientaram a necessidade da conscientização de todos os envolvidos no processo de implementação de um projeto de Portal sobre a importância do trabalho. Isso, segundo os especialistas, facilita o fluxo de informações e garante agilidade e eficiência tanto na prestação de serviços quanto na divulgação do conteúdo. Outro fator destacado foi a importância de clareza sobre o objetivo do projeto, sem perder o seu foco principal: no caso a necessidade de informação do cidadão.Segundo Tania Rodrigues Mendes, que participa do projeto de implementação do Portal e representa os funcionários da Assembléia no ILP, "embora os Portais apresentados durante o seminário abriguem instituições diferenciadas, houve convergência quanto a alguns fatores, considerados essenciais para a melhor implantação e o sucesso de um Portal: a) O Portal é um sistema de informação e de comunicação que expõe a instituição como um todo para o usuário, mas é também ferramenta de trabalho para os seus funcionários; b) É focado no usuário, que deve ser conhecido por meio de diagnósticos especiais e levantamento do perfil de interesse (o funcionário é simultaneamente usuário);c) Pressupõe que os recursos humanos da instituição estejam envolvidos, pois são simultaneamente usuários e provedores e a retaguarda de sustentação do sucesso dessa mídia;d) A participação se obtém pelo convencimento democrático de todos os participantes e não de cima para baixo, com base em um modelo conceitual claro, em diagnósticos dos ambientes interno e externo, pois essa mecânica de horizontalidade é a própria essência de funcionamento do Portal;e) As ferramentas devem ser escolhidas após todos terem clareza do modelo conceitual a ser implementado e das estratégias de implantação."Dentro deste cenário, o ILP irá sugerir alguns encaminhamentos para o desenvolvimento do Portal, considerando as contribuições trazidas pelo seminário. Essas sugestões partem da análise de conteúdo do site da Assembléia, de forma a mapear os fluxos de trabalho e as informações que o sustentam e incluem, entre outras coisas, promover o convencimento democrático de todos os provedores internos, identificando as mudanças nos fluxos de trabalho e acolhendo as sugestões dos participantes, além da institucionalização do Núcleo do Portal e a definição de políticas de seleção/validação de conteúdos, relação com os gabinetes dos deputados, com as comunidades virtuais, etc. Portais evidenciam tanto eficiência quanto ineficiência, afirma especialistaO Portal da Universidade de São Paulo - USP.online foi lançado em 2001. Vinculado à Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online da Coordenadoria de Comunicação Social da USP, mantém sob sua responsabilidade administrativa e executiva o maior Portal acadêmico brasileiro, implementado em três versões (português, inglês e espanhol). Segundo Sueli Mara, responsável pela implementação, o projeto se consolidou como um complexo Sistema On-line de Informação e Comunicação com um design contemporâneo, versátil e arrojado, onde toda a comunidade universitária participa do sistema atualizando o conteúdo virtual de forma descentralizada, dinâmica e em tempo real. Emerson Figueiredo destacou os objetivos do Portal do Governo do Estado, que são a prestação de serviços com qualidade, a democratização da informação e a transparência das ações do Governo. O veículo, que tem como público alvo o cidadão e a imprensa, disponibiliza mais de 200 serviços on-line e está sendo modernizado. No endereço eletrônico www.saopaulo.sp.gov.br o usuário encontra além do SP Notícias, com matérias jornalísticas sobre as ações do governo, informações gerais sobre o Estado de São Paulo nas áreas de Turismo, Cultura, História (pequenos textos explicativos sobre a história de São Paulo nos tempos da colônia, império e república); Essa gente paulista (dados sobre os diferentes grupos de migrantes e imigrantes e sua importância para o Estado. Outra área do Portal fornece informações sobre programas desenvolvidos pelo Governo em diversas áreas. O Invista em São Paulo é voltado para investimentos empresariais e apresenta ícones como o São Paulo em números e Privatização, que descreve programas de privatização e PPPs, com um levantamento das vantagens para o investidores.Voltado para o público juvenil, o link Juventude traz informações didáticas, programas de incentivo ao primeiro emprego, cursos e oficinas profissionalizantes, esportes e lazer, dicas culturais, saúde e cidadania. O Portal do Governo do Estado disponibiliza, ainda, um amplo guia de auxílio ao usuário com link para o Procon, balcão de empregos, pregão - bolsa eletrônica de compras (possibilita a participação nas licitações públicas), serviços de saúde, de segurança pública, de transportes, entre outros serviços de utilidade pública.Beatriz de Castro Bicudo Tibiriçá relatou como foi feita a migração de dados do então site da Prefeitura paulista para o Governo Eletrônico da Prefeitura do Município de São Paulo, também com o objetivo principal de descentralizar e democratizar a informação e aumentar a capacidade de fiscalização das ações do governo por parte da sociedade. Beatriz afirma que um Portal tanto pode evidenciar eficiência quanto ineficiência de serviços.No endereço www.prefeitura.sp.gov.br o usuário pode consultar as notícias sobre a cidade de São Paulo, além de links com informações sobre o Orçamento Participativo; sobre interesses de comunidades estrangeiras; sobre transgênicos; sobre programas sociais como o Renda Mínima, o Bolsa Trabalho, o Começar de Novo e o São Paulo Inclui, entre outros. Serviços de utilidade pública como a emissão da 2ª via do IPTU, itinerário de ônibus, o mapa da cidade, dicas de turismo e lazer, informações sobre o trânsito na cidade, entre outras opções, são disponibilizados no Portal da Prefeitura de São Paulo.O Seminário contou com participação de cerca de 70 funcionários, do Secretário Geral de Administração, José Antonio Parimoschi e do Secretário Geral Parlamentar, Auro Augusto Caliman. O ILP pretende realizar outro encontro com este mesmo objetivo em setembro próximo.