Comissão discute dificuldades de escoamento de safras nas ferrovias


30/06/2004 19:27

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Renato Araújo, representante da  Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Aud Pub Renato Araujo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

"Os trens não conseguem atingir velocidades viáveis em termos de produção, por isso se transporta muito menos do que se poderia", advertiu o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Marcos de Almeida, na audiência pública promovida nesta quarta-feira, 30/6, pela Comissão de Agricultura e Pecuária, presidida pelo deputado José Zico Prado (PT).

Representando a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga, Renato Araújo reclamou da falta de um banco de dados do que tem sido transportado no Brasil: "Perdemos, desde 2001, um sistema de base de dados, fundamental para o planejamento logístico dos transportes no país, que não consegue números oficiais no setor".

Araújo chamou a atenção para a inadequalibilidade da matriz brasileira de transportes, "com rodovias mal conservadas e super lotadas", e os investimentos anunciados pelo governo Federal, "que vão cobrir pouco mais de 10% de toda a malha rodoviária sob seus cuidados".

Com quase 3.000 funcionários e 14% de crescimento ao ano, a Brasil-Ferrovias S.A. tem ampliado seus investimentos na área de transporte de produtos agrícolas. José Osvaldo Cruz, representante da holding, que congrega três empresas de transporte ferroviário - Ferroban, Novoeste e Ferronorte -, falou das iniciativas do grupo para escoar a safra, especialmente no Estado. "Temos uma capacidade operacional inesgotável no trecho crítico de ligação da Baixada Santista e Planalto Paulista" afirmou. "Além disso, tanto Ferroban como Novoeste têm um mercado de captação superior ao apresentado". ponderou.

Terminal intermodal

O prefeito de Fernandópolis, Adilson Campos, trouxe para a audiência a proposta de utilização do complexo de armazéns abandonados na região - o Terminal Intermodal de Água Vermelha. "São três armazéns, um aeroporto e um porto abandonados, cuja reativação pode melhorar o escoamento da produção de açúcar de seis usinas", informou o prefeito, acrescentando que "são investimento irrisórios por parte do governo Federal frente aos benefícios que vão propiciar, já contando com o interesse da iniciativa privada".

O deputado Ricardo Castilho (PV) aplaudiu a proposta, afirmando que "a saída para o problema dos transportes é a parceria público-privada".

Também o presidente da comissão reagiu positivamente. "Vamos levar a proposta para a Comissão de Transportes e discutiremos juntos o projeto de Fernandópolis", prometeu.

alesp