Corpo de moradora de Praia Grande será exumado para esclarecimento da causa mortis


12/06/2002 18:00

Compartilhar:


A exumação foi autorizada pela Corregedoria da Polícia Judiciária

atendendo pedido da Promotoria de Justiça

DA ASSESSORIA

Está confirmada para esta quinta-feira, 13/06, às 10 horas, no Cemitério Morada da Grande Planície, em Praia Grande, a exumação do corpo de Ivanise Maria Teixeira Borges, moradora daquele município, que morreu com suspeita de dengue hemorrágica em 12 de maio. A coleta de material para análise deverá esclarecer de vez a causa mortis de Ivanise, já que a amostra de sangue colhida logo após o falecimento da paciente desapareceu da Vigilância Sanitária da cidade, em vez de ser encaminhada para análise no Instituto Adolfo Lutz.

O pedido de exumação foi feito pelo promotor Willian Roberto Rodrigues, a partir de representação apresentada pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que reivindicou a abertura de investigação das responsabilidades pela morte da paciente, já que há indícios de negligência médica. A parlamentar também pediu que o Ministério Público apure o desaparecimento do material hematológico que poderia determinar a causa mortis de Ivanise.

A exumação do corpo foi autorizada pela juíza Vanessa Alfiero da Rocha e será acompanhada por familiares e pelo promotor de Justiça Walfredo Cunha Campos. Para a irmã de Ivanise, Ivete Borges é fundamental que se esclareça a causa mortis para que outros casos possam ser evitados. "Vamos até o fim para obter a resposta. Não por nós, mas por todos. Queremos alertar outras pessoas para o perigo que corremos".

Ivanise, de 35 anos, era bastante conhecida em Praia Grande devido aos trabalhos comunitários que realizava. "Era defensora intransigente de melhores condições de saúde pública e de qualidade no atendimento médico e acabou sendo vítima da precariedade que tanto denunciava", comentou a deputada Prandi.

alesp