A vez do futebol. De novo, corrupção
Depois de quase quatro meses seguidos, as capas das maiores revistas semanais do Brasil mudaram de assunto: deixaram de focalizar a crise política que afeta o governo federal e o Congresso Nacional. Mas, se houve uma aparente trégua nas denúncias e investigações sobre mensalões e mensalinhos, nem assim o País ficou livre do tema corrupção. A revista "Veja", em sua edição de 28 de setembro, apresentou reportagem de capa com denúncia capaz de balançar as estruturas de uma das grandes paixões do povo brasileiro, o futebol.
Uma quadrilha agia nos bastidores para subornar árbitros, fabricar resultados de jogos e, com isso, garantir dinheiro em apostas ilegais. Tão logo a revista chegou às bancas, a Polícia Federal prendeu dois envolvidos: o juiz paulista Edílson Pereira de Carvalho e o aliciador Nagib Fayad, que não tiveram como negar conversas gravadas, às quais policiais tiveram acesso, e mostradas pela "Veja". O tema tornou menos importante a decisão do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em páginas e programas de esportes. Tomou conta do País.
Nos últimos dias, enquanto a Polícia Federal colhia novos depoimentos e provas, dirigentes esportivos discutiam a possível anulação de jogos apitados por Edílson. E, por mais que se insista que se trata de um problema localizado, fica evidente uma conclusão: o futebol, que já não reunia santinhos, comprova fazer parte do ciclo de corrupção dominante no País. Existe algo a ser feito?
Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que o futebol, de tantos ídolos e tantas emoções, nunca foi exceção quanto ao risco de acertos em troca de dinheiro. No passado, houve inúmeras denúncias sobre árbitros venais e sobre dirigentes que se eternizam em cargos e faturam vantagens ao vender passes de jogadores ou assinar contratos de material esportivo, de jogos amistosos e de direitos de transmissão pela TV. O Brasil continua exportando craques e poderá conquistar, em 2006, seu sexto título mundial, sem jamais deixar de lado a idéia de que seu futebol é grande só dentro de campo. Fora de campo, prevalecem os oportunistas, com raras e honrosas exceções.
Outra questão: devemos considerar que a reportagem da revista "Veja", muito bem conduzida pelos repórteres André Rizek e Thaís Oyama, em seis meses de trabalho junto ao Ministério Público e à Polícia Federal, não significa uma mudança de foco da mídia, uma provável troca do tema corrupção na política pelo tema corrupção no esporte. A verdade é que o País vive clima de corrupção e a mídia tem cumprido seu papel, inclusive ao mostrar como um partido pode chegar ao poder e contrariar todas as promessas de seus tempos de oposição.
Assim, logo após a queda de Severino Cavalcanti, o Brasil entrou em outra etapa importante, a da escolha do novo presidente da Câmara. Se o futebol passa a ocupar espaço no cardápio da corrupção, nada impede a mídia e a opinião pública de continuarem em estado de alerta ao que vem de Brasília!
Afanasio Jazadji* é advogado, radialista e deputado estadual (PFL)
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições