Aprovado projeto que dá nome à Escola da Vila Rio Branco


25/09/2003 19:17

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Foi aprovado na Assembléia Legislativa de São Paulo projeto de lei de do deputado Hamilton Pereira (PT) que denomina "Professor Alceu Gomes da Silva" a escola estadual em fase final de construção na Vila Rio Branco.

O projeto foi encaminhado a pedido do secretário de Cultura de Itapetininga, Fuad Abrão Isaac, que justificou a destacada trajetória de Alceu Gomes como educador, tendo deixado a marca de seu dinamismo e participação comunitária nos diferentes municípios onde trabalhou.

Alceu diplomou-se professor pela tradicional Escola Normal "Peixoto Gomide", em dezembro de 1938. Lecionou em várias escolas e fundou o curso particular "José Bonifácio" do 4º ano, classe inexistente na zona rural, entre 1940 e 1941, na escola masculina da fazenda "Segunda Aliança". O professor também fundou, na mesma época, curso para adultos, no qual predominava a participação de japoneses.

Em 1953, a recém-criada Escola Estadual "Prof. Sebastião Villaça", da Vila Rio Branco, teve o professor Alceu como seu primeiro diretor. Segundo Fuad, a escola possuía apenas quatro classes e funcionava num prédio de taipa. "Ele trabalhou muito, conseguiu a doação do terreno onde está construído o atual prédio da escola, e o ampliou para 31 classes", explica o secretário. "Com isso, após 15 anos de proveitosa peregrinação educacional por várias cidades paulistas, o professor Alceu concretizou seu sonho de itapetiningano", completa.

O professor Alceu faleceu em 1º de abril de 1982. "O projeto de lei vem cumprir o papel de fazermos uma nova homenagem ao professor que realizou um importante trabalho para a educação em nossa cidade", completa. A escola deverá ser inaugurada no início do mês de dezembro e vai atender alunos de 1a a 8a séries.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp