Assembléia lança livro sobre a participação de deputados negros no Legislativo paulista


07/03/2007 19:39

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Cartaz[1].jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O convite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/convite[1].jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa de São Paulo fará, na próxima segunda-feira, 12/3, o lançamento do livro Os Negros na Assembléia, de autoria do advogado Celso Fontana, funcionário de carreira da Casa. O evento acontece às 19h, no Hall Monumental, ocasião em que será prestada homenagem aos deputados estaduais negros.

A obra traz a história da participação desse segmento étnico no Parlamento estadual de 1947 a 2005, com fotos do arquivo pessoal do autor, da Divisão de Imprensa e do Acervo Histórico da Assembléia.

A publicação é resultado da monografia ao Curso de Especialização em Governo e Poder Legislativo, ministrado a partir do convênio do Instituto do Legislativo Paulista com a Unesp, sob a coordenação do professor Milton Lahuerta, responsável pela pós-graduação da universidade.

Segundo o autor Celso Fontana, ativista do movimento negro há mais de 20 anos, "o evento de lançamento do livro não será uma noite de autógrafos, mas sim um marco histórico no Poder Legislativo, já que a iniciativa da publicação é da Mesa Diretora da Casa. Já estão confirmadas as participações de autoridades dos demais poderes públicos no lançamento e na homenagem, o que poderá contribuir para melhorar as relações raciais nas instituições".

Celso Fontana é graduado em direito, pela USP, e em administração, pela Fundação Getúlio Vargas. Integrou a Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, de 1986 a 1995, o Movimento Nacional de Direitos Humanos, de 1993 a 1994, os tribunais populares "Zumbi dos Palmares" e a equipe técnica da Coordenadoria do Negro da Prefeitura de São Paulo. Foi delegado na Conferência Nacional de Igualdade Racial, em 2005.

O presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, destaca na apresentação da publicação: "Nosso compromisso se expressa também pela publicação, forma inequívoca de homenagear os valorosos deputados negros que orgulham nossa instituição".

Para o 1º secretário, deputado Fausto Figueira (PT), a data é uma feliz oportunidade: "Este ano a cidade de Santos comemora 80 anos do nascimento do deputado Esmeraldo Tarquínio, razão suficiente para a publicação desta monografia, que estampa sua foto na capa. É uma merecida homenagem ao maior mandato que o povo de Santos construiu naquele período". O deputado Esmeraldo Tarquínio, que integrava o MDB autêntico, foi cassado pelo regime militar antes que pudesse assumir seu mandato como prefeito daquele município, em abril de 1969.

O 2º secretário, deputado Geraldo Vinholi (PDT), acrescenta: "Os compromissos com a luta pela promoção da igualdade racial de lideranças nacionais do trabalhismo e lideranças regionais, como o seu Candinho, são razões suficientes para fundamentar a publicação e homenagear os deputados estaduais paulistas nela biografados". Osvaldo Cândido, o seu Candinho, 80 anos, é membro da direção do Movimento Negro do PDT e da executiva estadual do partido.

alesp