Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Luminosidade e realismo constituem a inspiração das marinhas de Carmem Marçal


21/10/2008 14:50

Compartilhar:

Pesqueiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/Pesqueira414.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de obras dos pintores e escultores premiados no 21º Salão de Arte ACSP Pinheiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/SALAO DE PINHEIROS MAU_4018.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carmem Marçal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/carmem403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/aCartaz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A linguagem de Carmem Marçal é vivaz, natural e rítmica, manifestação de um temperamento espontâneo repleto de energia. A temática da artista é das mais variadas e suas obras são impregnadas de uma sincera inspiração.

Suas paisagens revelam uma certa derivação dos expressionistas, mas com modos e expressões próprias que manifestam plenamente sua fantasia criadora.

O olhar de Carmen Marçal está constantemente pronto a captar ao seu redor imagens a fim de obter da realidade pretextos visuais para sua narração. Seu discurso é conduzido através de uma espontânea representação dos tons que são contidos e medidos por uma síntese calibrada.

Sua personalidade sabe colher a beleza da paisagem e dela retira dois elementos essenciais: a cor e a genuína interpretação. Seu desenho se equilibra com a cor e a ela se funde, inserindo o todo numa prospectiva que se estende.

O cromatismo da paleta de Carmen Marçal é acompanhado de uma sólida estrutura que, longe de exageros, consegue criar atmosferas pictóricas com uma exatidão que inclui, ao mesmo tempo, um sentido de autêntica poesia.

A obra Pesqueiro, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, engloba um refinado espetáculo marítimo, cromaticamente realista e rico de luminosidade. Sem fazer concessões a efeitos gratuitos, suas imagens revelam uma capacidade cromática que recupera o traço e delineia os volumes.



A artista



Carmem Marçal, pseudônimo artístico de Carmem Marçal Zagari, nasceu em São Paulo, em 1959. Filha de pai artista e arquiteto, desde muito cedo conviveu com as artes plásticas.



Autodidata, iniciou-se na pintura na década de 1990, instalando seu atelier na Freguesia do Ó, onde reside. A partir de então passou a freqüentar exposições, museus e ateliês de artistas.



Participou de diversas exposições individuais, entre elas no Espaço Cultural Toriba, Casa da Cultura da Freguesia do Ó e Espaço Cultural V Centenário, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.



Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.





No Espaço Candido Portinari





Premiados do 21º Salão de Arte ACSP Pinheiros





De 24 de novembro a 05 de dezembro o Espaço Cultural Candido Portinari apresentará uma exposição de obras dos pintores e escultores premiados no 21º Salão de Arte ACSP Pinheiros, evento organizado pela Associação Comercial de São Paulo, através da Distrital de Pinheiros. A fim de acertar detalhes da exposição esteve ontem em visita ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o Dr. Egídio Carlos Moretti, presidente da Comissão Organizadora do Salão, acompanhado pelo professor Ricardo Amadeo da USP.

Na fotos, os visitantes sendo recebidos pelo superintendente do patrimônio cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani e Alexandre Manente.

alesp