Palestra sobre ações contra a crise é realizada na Assembleia


16/02/2009 21:25

Compartilhar:

Julio Sergio Gomes de Almeida entre os promotores do evento, deputados Vitor Sapienza e Arnaldo Jardim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/mmy (35).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O doutor em economia, professor do Instituto de Economia da Unicamp e consultor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) Julio Sergio Gomes de Almeida falou nesta segunda-feira, 16/2, na Assembleia Legislativa, sobre a crise econômica e as ações realizadas, no Brasil, para combater seus efeitos.

Perguntado sobre a suficiência das ações tomadas até agora, o professor declarou estar satisfeito com as medidas tomadas no plano estadual, mas que a União ainda tem de agir no sentido de tornar mais ágil a liberação de recursos do BNDES, apesar de reconhecer não ser fácil um banco de fomento analisar milhares de projetos em curto espaço de tempo. O professor citou, entretanto, algumas ações tomadas pelo governo federal "antes mesmo da chegada da crise, como o PAC, que o mundo todo está fazendo agora" como acertadas e oportunas. No plano estadual, destacou as ações de estímulo à atividade econômica, o chamado "PAC paulista" através do uso do ICMS, seja mantendo alíquotas mais baixas, seja suspendendo a incidência do imposto na aquisição de insumos na fabricação de produtos destinados à exportação.

Sobre as demissões que ocorreram e estão ocorrendo na indústria, apesar de um 2008 muito bom para as empresas, o professor atribuiu ao medo da crise: "é uma tentativa que o empresário faz para se proteger. Mas se todo mundo fica tentando se proteger, a gente não sai do lugar. É o momento de ousar e explorar os setores em que o Brasil se apresenta melhor que os outros países para crescer" .

O deputado Vitor Sapienza, que promoveu conjuntamente a palestra com o deputado Arnaldo Jardim, criticou a leviandade com que o governo americano vinha emitindo dólares. "Em determinado momento alguém iria apresentar a conta. O momento chegou."

Sapienza reconhece que a crise é real, mas que podemos sair dela fortalecidos: "O Brasil tem tudo para superar a crise e ser grande", declarou.

alesp