Tem início, na Assembleia Legislativa, a Semana do Meio Ambiente


01/06/2009 22:05

Compartilhar:

Alesp inicia comemorações da Semana do Meio Ambiente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/semmeioambenteROB_8230.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Francisco Graziano Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/semmeioambientefrancisco graziano (5 of 8).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As comemorações da Semana do Meio Ambiente tiveram início nesta segunda-feira, 1º/6, na Assembleia Legislativa, com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, e do presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz. Participaram, também da mesa de abertura Ricardo de Toledo, secretário-adjunto de Saneamento e Energia, representando a secretária Dilma Seli Pena; Roberto Eduardo Lamari, presidente do Instituto do Legislativo Paulista, que organizou o evento; Leda Aschermann, secretária-adjunta municipal do Verde e do Meio Ambiente, representando o titular da pasta Eduardo Jorge; o deputado Chico Sardelli (PV), presidente da Comissão do Meio Ambiente, e Rosemary de Fátima Pitelli, diretora-executiva da ONG Núcleo Internacional de Educação e Gestão Ambiental (Niega).



Lei específica da Billings deve ser votada durante a Semana do Meio Ambiente



Abrindo as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o presidente Barros Munhoz elogiou as inovações da secretaria do Meio Ambiente e enfatizou o esforço que o Legislativo paulista tem feito no sentido de aprovar leis nessa área. Lembrou, por exemplo, que a lei específica da Billings deve ser votada ainda nesta semana. "Procuramos sempre ouvir a sociedade", afirmou, citando as audiências públicas que foram realizadas para debater o tema.

"Começamos a Semana do Meio Ambiente na Assembleia", declarou Graziano, frisando o respaldo que sua pasta tem obtido do Legislativo. Ele destacou a aprovação da lei de proteção ao cerrado paulista, votada na Assembleia, que será sancionada na próxima sexta-feira. "Trata-se de uma lei pioneira; as ações estão acontecendo", opinou. Falou também da lei que regulamenta o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), aprovada após 26 anos de espera, e pediu prioridade na aprovação da lei estadual de mudanças climáticas. "Precisamos buscar resultados e estamos trabalhando nesse sentido. O mais importante é o investimento na educação para que uma geração consciente seja criada", enfatizou.



Estresse hídrico



A bióloga e pedagoga Rosemary de Fátima Pitelli, diretora-executiva da ONG Núcleo Internacional de Educação e Gestão Ambiental (Niega), fez palestra com o tema "Água: como conservar esse recurso". Segundo ela, apesar de o Brasil ter grande disponibilidade de água, já há escassez " o chamado estresse hídrico ", nos Estados de São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Para a palestrante, as metas estabelecidas na Cúpula do Milênio, no ano 2000, não estão sendo cumpridas, e esta situação somente poderá ser modificada levando-se em consideração a percepção ambiental, ou seja, os juízos de valores dos indivíduos, o modo como cada um vê e interpreta o mundo. Dessa forma, a educação é a alternativa mais eficaz para proporcionar a transformação dos valores e o desenvolvimento de uma ética ambiental.

O evento contou com a apresentação de bailarinas da Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini.

alesp