1º secretário recebe grupo canadense


10/03/2009 18:12

Compartilhar:

Estagiários da Fundação Jean-Charles Bonefant da Assembleia Nacional do Québec, Canadá são recebidos por Donisete Braga <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/MAU_9602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um grupo de cinco jovens estagiários da Fundação Jean-Charles Bonefant da Assembleia Nacional do Québec, Canadá, foi recebido nesta terça-feira, 10/3, pelo 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT). O objetivo do grupo é fazer um estudo entre os sistemas parlamentares do Estado de São Paulo e do Québec, a maior e mais habitada das dez províncias canadenses. Cerca de 80% da população do Quebec descende de franceses.

Donisete Braga informou sobre o funcionamento do Legislativo paulista, sua composição, com 94 deputados de 14 partidos, e o papel do Colégio de Líderes, que entre outras atribuições define a pauta política da Assembleia. Informou também sobre a composição do Congresso Nacional, que tem 70 deputados federais e três senadores por São Paulo.

O 1º secretário também abordou as funções da Mesa Diretora e o papel de cada um de seus três integrantes. "Ao presidente cabe representar a instituição e ao 1º e 2º secretários são reservadas funções administrativas", disse. Outro ponto tratado na visita foram as formas de comunicação do Legislativo estadual com a população. "São várias as formas de comunicação. Entre elas o Portal da Casa, as TVs Web e da Assembleia, além das audiências públicas, como as que debatem o Orçamento, e a Tribuna Popular, que acontece às quartas-feiras com a cobertura da TV", esclareceu.

Os jovens canadenses também estavam interessados nas questões políticas do país. Perguntaram sobre o papel dos partidos de oposição no Brasil. Mostraram-se interessados em conhecer a opinião do deputado sobre os embates políticos do governo Lula, sua base de sustentação no Congresso e como se relacionam os partidos no Estado de São Paulo. A verticalização do processo eleitoral foi outro tema abordado pelos jovens canadenses.

Os integrantes da missão canadense são Mari-Astrid Ospina d"Amours, formada em estudos internacionais e línguas modernas; Olivier Begin-Caouett, formado em psicologia; Pierre-Olivier Tremblay, formado em finanças e economia; Marc-André Turcotte, formado em relações internacionais e direito internacional e Pierre-Luc Turgeon, formado em ciências políticas. O grupo esteve acompanhado do tradutor Roberto Acácio Nascimento Lopes Netto.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp