Parlamentar apóia pedido de estudantes por Ensino Médio supletivo


07/06/2005 19:39

Compartilhar:

Deputado Fausto Figueira participa de plenária na Câmara Municipal de Bertioga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/fausto plenaria bertioga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma reunião com a dirigente de ensino de Santos, Maria Lúcia dos Santos Almeida, foi proposta pelo deputado estadual Fausto Figueira (PT), para buscar a solução para a falta de classes noturnas no Ensino Médio supletivo na Riviera de São Lourenço, em Bertioga. Cerca de 100 alunos adultos, que concluem o ensino fundamental neste semestre, devem parar os estudos por falta de uma escola próxima de suas moradias. A sugestão foi feita durante plenária de prestação de contas do mandato no município, na segunda-feira, 6/6, na Câmara Municipal de Bertioga.

"Em conjunto com os vereadores da cidade, vamos marcar uma audiência na elegacia (que atende às cidades de Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá) e lutar para que a reivindicação da extensão do ensino médio nas escolas estaduais de jovens e adultos de Bertioga seja atendida", comentou Fausto diante dos cerca 70 participantes da plenária. Estavam presentes os vereadores petistas Jurandyr Teixeira e Maurício de Souza, Eduardo Pereira, o secretário de Finanças de Bertioga, Antônio Firmino, e o ex-prefeito Mauro Orlandini.

Escola técnica

Representando alunos da 5ª a 8ª série da Escola de Ensino Fundamental Mário Covas Jr, na Riviera, a aluna Elizete Marafigo disse que a maioria dos estudantes trabalha como caseiro ou zelador de casas do bairro e não tem condições de estudar em outro lugar. "Nós teremos que parar de estudar por conta do trabalho e dos gastos com transporte", comentou. A Secretaria Municipal de Educação já teria cedido duas salas no período noturno para as classes.

Além deste pedido, os moradores também apontaram necessidades como a instalação de uma escola técnica, de programas de cultura e a criação de uma delegacia da mulher, além da instalação de três varas de Justiça, sendo uma do trabalho, outra da infância e da juventude e a última cível, que já foi criada pelo Estado, em 1995. "Tenho visitado todos os fóruns da Baixada Santista e quero contribuir para uma Justiça mais ágil e para a independência dos poderes. Esta é uma luta suprapartidária em benefício da população", comentou Figueira, que também se dispôs a tentar atrair programas de resgate cultural do Governo Federal para a cidade.

O vereador Jurandyr entregou ofício ao deputado pedindo esforços do governo para a duplicação da Rio-Santos, complementação da avenida Tomé de Souza, entre os bairros de Maitinga e Indaiá, na orla de Bertioga, e a construção de um Hospital Regional de Clínicas, para servir de apoio a todas as cidades da Baixada. "Além da instalação de rede de esgoto especificamente para o Jardim Ana Paula, peço atenção especial para o tema em toda a cidade, que foi contemplada apenas com 37% do programa de captação e tratamento da Sabesp", afirmou.

A área urbana de Bertioga ocupa 8% de seu território, formado em grande parte por áreas de preservação ambiental. Por conta da distância entre os bairros, a cidade sofre, segundo o vereador, com a recusa da Anatel em integrar a tarifa telefônica às demais cidades da região. "A Telefônica também se recusa a instalar linhas em bairros como o Sítio São João, afastados do centro. Isto é um absurdo. O telefone é uma necessidade."

Transporte fluvial

Figueira prometeu propor a criação de um sistema de transporte fluvial, que ligue Bertioga a Guarujá e Santos, ao secretário de Transportes do Estado, Dario Rais Lopes.

"Também pretendo marcar uma reunião com o secretário de Segurança do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, para verificar os investimentos com efetivo e viaturas da Polícia Militar para a cidade", respondeu o deputado a um morador preocupado com a criminalidade no município.

O vereador Eduardo Pereira entregou ofícios com pedidos de verba para investimentos em obras específicas, como microdrenagem, construção de escolas infantis, recapeamento de vias e construção de um terminal rodoviário. Maurício de Souza elogiou a iniciativa de Fausto e defendeu a participação popular nos mandatos: "Estamos à disposição para unir forças e melhorar a qualidade de vida de Bertioga".



ffigueira@al.sp.com.br

alesp