Pesquisa identificará empregos gerados pela atividade portuária


30/03/2007 18:10

Compartilhar:

Deputado Paulo Alexandre Barbosa com a A Comissão de Universidades e Centros Universitários do Litoral Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/P.Barbosa Universidades.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Universidades e Centros Universitários do Litoral Paulista reúne-se nesta segunda-feira, dia 2, às 15h, no campus da Unimes, em Santos (rua da Constituição, 374), para aprovação de um projeto de pesquisa que identificará e quantificará os empregos diretos e indiretos gerados pela atividade portuária. Na reunião, o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) deverá anunciar novidades sobre o financiamento do estudo.

Uma das novidades que o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) pretende anunciar é que o governo do Estado pode participar da realização da pesquisa. No encontro, também deverá ser aprovado o projeto final de pesquisa.

O interesse do Estado em participar da pesquisa foi manifestado pelo secretário dos Transportes, Mauro Arce, em reunião com Paulo Alexandre, que coordena os trabalhos da comissão. No encontro ocorrido na sede da secretaria, o parlamentar entregou ao secretário cópia do projeto de pesquisa que está em discussão. Idealizado pelo deputado, o grupo foi criado em fevereiro e reúne 16 instituições de ensino superior da região.

"O secretário ficou muito interessado pela pesquisa. Classificou o assunto como prioridade de governo. Ele acredita que o projeto poderá ser bastante útil ao governo do Estado. Não existe nenhum estudo oficial que identifique com exatidão o número de empregos diretos e indiretos gerados pela atividade portuária. O que sabemos, informalmente, é que o porto é estratégico para vários municípios paulistas", informa o deputado. De acordo com o parlamentar, Arce ressaltou o empenho do governador Serra em estadualizar o porto, com o "objetivo de implantar um gerenciamento profissional com a participação dos municípios".

Para viabilizar o financiamento da pesquisa, Paulo Alexandre também mantém contatos com empresários da região que atuam no porto. A intenção é formalizar uma parceria entre o poder público, as universidades e a iniciativa privada para garantir a execução do projeto. "Conforme o resultado do levantamento, vamos discutir medidas que ampliem o mercado de trabalho de moradores da região. Parte dos empregos do porto é ocupada por pessoas de outras cidades, por falta de qualificação profissional de trabalhadores locais".

Impacto econômico
Das sugestões encaminhadas à comissão, uma já foi atendida: o estudo do impacto econômico da atividade portuária na região. A proposta é apurar quanto os municípios arrecadam com o porto de Santos, avaliando a receita de tributos incidentes sobre as empresas e os serviços portuários. Serão ainda identificados os efeitos indiretos provocados pelos investimentos no porto.

Entre as áreas que serão consultadas, estão as de prestação de serviços, construção civil e comércio varejista. "Sabemos que o impacto é grande, mas queremos ter um diagnóstico preciso desses números", explica o deputado.

Com a aprovação do projeto, a pesquisa poderá ser iniciada em abril, com previsão de término em agosto. A pedido do deputado, a coleta de informações sobre a atividade portuária terá a participação de universitários, que atuarão como estagiários.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp