Presidente da Assembleia e deputados estaduais prestigiam posse de secretário da Educação


13/04/2009 20:45

Compartilhar:

Gilberto Kassab, Barros Munhoz  e José Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/posse paulo 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Renato Souza, Gilberto Kassab, Barros Munhoz e José Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/posse paulo 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares presentes à cerimônia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/posserenato deps.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Posse do secretário da Educação Paulo Renato Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/possepauloren.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente Barros Munhoz participou nesta segunda-feira, 13/4, ao lado do governador José Serra, do seu vice, Alberto Goldman, do secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Guimarães Marrey, do prefeito Gilberto Kassab e de Maria Helena Guimarães de Castro, da posse do novo secretário da Educação, Paulo Renato Souza, que assume a pasta em decorrência da exoneração, a pedido, de Maria Helena, que permanece na secretaria como assessora especial. Durante a cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, o novo secretário afirmou que assume a pasta como um compromisso partidário.



Seriedade e parceria



Citando o ex-deputado Palmiro Mennucci, presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), falecido neste domingo, e em nome do Legislativo paulista, Barros Munhoz ressaltou a esperança que a Assembleia deposita no novo secretário para dar continuidade à política educacional implantada no Estado que, a seu ver, beneficia não só os profissionais da educação mas, principalmente, os estudantes.

"Valorizo quem trabalha pela educação e se há alguém que merece ser valorizado é o governo do Estado, que não esmorece, acredita, luta e tem a coragem de ousar. É disso que o Brasil precisa: de pessoas que façam do país do futuro um país do presente", ressaltou Barros Munhoz.

O presidente da Assembleia lembrou, ainda, a parceria entre o Executivo e o Legislativo e do diálogo aberto entre os dois Poderes. "Nenhum projeto do Executivo deixou de ser votado e os aprimoramentos foram bem vistos pelo governador. Prova evidente de que ele é um verdadeiro democrata."



Entusiasmo



Paulo Renato Souza falou de seu entusiasmo à frente da Secretaria da Educação e lembrou que há 25 anos foi convidado por André Franco Montoro para ocupar o mesmo cargo. "A partir daí, a educação entrou em minha vida", disse o secretário, que lamentou a "degradação" da imagem da vida pública e a crise financeira, "a mais grave dos últimos 70 anos". Ele disse acreditar que, neste momento, é mais útil ocupando um cargo no governo estadual do que ocupando uma cadeira na Câmara dos Deputados.

O secretário defendeu o sistema de avaliação implantado no Estado e declarou que a ex-secretária Maria Helena é uma "desbravadora". Paulo Renato, que também foi ministro da Educação no governo de Fernando Henrique Cardoso, pretende dar continuidade à política educacional implementada pela ex-secretária Maria Helena.



Despedida



Em seu discurso de despedida, a ex-secretária falou sobre os 20 meses que permaneceu à frente da secretaria e ressaltou o rigor para cumprir o cronograma de metas, estabelecido por ela, para melhorar a imagem da educação em todo o Estado. Entre as medidas adotadas, Maria Helena citou a política de incentivo aos professores e aos profissionais da educação, relatando que o governo investiu R$ 600 milhões na política de bonificação aos profissionais da educação.

Conforme a assessora especial da secretaria, 1.200 obras estão em andamento em todo o Estado. "Ainda há muito a ser feito, mas é preciso ter persistência, flexibilidade e paciência para dar continuidade ao trabalho iniciado."



Qualificadíssimo



O governador José Serra elogiou a experiência de Paulo Renato e afirmou que ele é "qualificadíssimo" para ocupar a vaga deixada por Maria Helena. Serra ressaltou ainda que o mundo globalizado exige das pessoas maior instrução e enfatizou a qualidade do material didático oferecido aos professores e alunos. "Costumo dar um dia de aula para os alunos da 4ª série do ensino fundamental e percebo que é muito grande a vontade que eles têm de aprender." Participaram da cerimônia de posse empresários, reitores das três universidades públicas do Estado e algumas privadas, secretários estaduais e municipais, deputados federais e os deputados Said Mourad (PSC), Célia Leão, Mauro Bragato, Samuel Moreira e João Caramez, todos do PSDB, e Jonas Donizette e Luciano Batista, ambos do PSB.

alesp