Marcha pelas ruas de Belém abre 9ª edição do Fórum Social Mundial
28/01/2009 20:00
A edição do Fórum Social Mundial (FSM) de 2009 teve início nesta terça-feira, 27 de janeiro, com a participação de cerca de 50 mil cidadãos do mundo " mais de 100 países representados no evento " na marcha que ocupou as avenidas centrais de Belém, capital do
Estado do Pará.
A chuva e os veículos (a prefeitura local não interrompeu o tráfego nas ruas de acesso) não desanimaram os participantes, que neste ano pretendem discutir temas ligados ao meio ambiente, mudanças climáticas, segurança alimentar, modelos de energia, trabalho, direitos humanos e integração regional, entre outros. As tendas temáticas deste ano são: curumim-erê, afro-negritude quilombola, povos indígenas, povos da floresta, pan-amazônica, multiuso, direito coletivo dos povos e nações sem Estado, irmã Dorothy, direitos humanos, reforma urbana e cartografia social " povos e comunidades tradicionais. Em 2009, o FSM inovou ao disponibilizar a participação virtual a entidades e organizações que não puderam vir a Belém, por meio do sistema Belém Expandida.
Simultaneamente ao Fórum Social Mundial, acontece a quinta edição do Fórum Social Panamazônico, uma das razões pelas quais o fórum está sendo realizado, pela primeira vez, na região amazônica. Outro evento paralelo tem sido realizado em Belém. O Fal Fala (Fórum
de Autoridades Locais e Fórum de Autoridades Locais da Amazônia) pretende promover a integração entre países e vai reunir nesta quinta-feira, 29 de janeiro, os presidentes do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva; da Venezuela, Hugo Chavez; da Bolívia, Evo Morales; e
do Equador, Rafael Correa; além de representantes de vários países. Também foram realizados fóruns de educação e comunicação.
Na linha de discussão de temas ambientais, o Greenpeace marcou presença na marcha e espaço nas docas de Belém, onde mantém um barco atracado. As mulheres também se fizeram representar bem, uma vez que vários segmentos da marcha eram compostos por grupos ativistas femininos. Os índios também se destacaram em blocos para a marcha de abertura do fórum.
Crédito das fotos: Jaime C. Patias - www.revistamissoes.org.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições