Deputado questiona restrição em bibliotecas da Faculdade de Direito da USP


28/04/2011 12:59

Compartilhar:

Parte do acervo da Faculdade de Direito foi mudada para uma instalação recentemente desapropriada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/CHEDIDIUSP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) solicitou à Assembleia Legislativa que oficie o reitor da USP, João Grandino Rodas, para que esclareça a situação da biblioteca da Faculdade de Direito. De acordo com o parlamentar, os alunos estão encontrando dificuldades para ter acesso aos livros que constam de seu acervo.

O problema foi constatado há um ano, quando a direção da faculdade decidiu mudar parte do acervo do antigo prédio histórico para uma instalação recentemente desapropriada. A mudança gerou protesto entre os alunos, devido ao mau acondicionamento das obras e à precariedade das condições de instalação do edifício, o que resultou na intervenção do Ministério Público Federal.

Passado um ano, algumas das bibliotecas continuam com acesso restrito, o que também impossibilita o acesso dos alunos de outras instituições ao acervo público de parte da biblioteca da Faculdade de Direito. Além disso, o edifício recebeu o acervo sem as mínimas condições de acessibilidade, já que o elevador não está funcionando.

"As recentes instalações da biblioteca não oferecem acesso a estudantes de outras universidades, aos ex-alunos e ao cidadão, considerando que o acervo é um patrimônio público e, por esse motivo, não pode ser de acesso restrito aos estudantes e professores da USP. Desta forma, pedi à Assembleia que elabore um requerimento ao reitor para que esclareça a situação relatada", finalizou Edmir Chedid. (fdc)



echedid@al.sp.gov.br

alesp