Homenagem aos 110 anos da Escola Politécnica


23/09/2003 17:20

Compartilhar:

Deputado Arnaldo Jardim preside essão solene em comemoração aos 110 anos da Poli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/jardim110anos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

Por solicitação do ex-aluno da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, deputado Arnaldo Jardim (PPS), a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na sexta-feira, 19/9, sessão solene em comemoração aos 110 anos da Poli, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Além do deputado Arnaldo Jardim, pronunciaram-se o diretor presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Francisco Romeu Landi; o presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos, Kamal Mattar; a diretora do Grêmio Politécnico, Juliana Colacioppo; o vice-diretor da Escola Politécnica da USP, professor Ivan Gilberto Faleiro, e muitos outros politécnicos que hoje ocupam cargos de destaque nas áreas de iniciativa científica, privada e da administração pública.

A Escola Politécnica, hoje uma das unidades da USP, foi fundada em 1894, como a primeira Escola de Engenharia no Estado de São Paulo. Das iniciativas da Poli, nasceram importantes centros de desenvolvimento tecnológico, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) e o Centro Tecnológico em Hidráulica (CTH).

Para o presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos, Kamal Mattar, suas lembranças da atuação do Grêmio sempre estiveram vinculadas ao esporte, mesmo quando relacionadas aos fatos da política, da qual se absteve em participar ativamente. "Acredito que no passado, o Grêmio reunia tudo, era a voz dos alunos da escola", ressalva Mattar.

Arnaldo Jardim manifestou alegria ao relembrar o tempo de universitário: "Tive o privilégio de, no tempo em que fui aluno da Universidade de São Paulo, ter participado ativamente do movimento estudantil. Esta fase foi decisiva para a minha formação ideológica de cidadão e profissional, ou seja, para a minha vida. Alguns aspectos históricos foram marcantes, como a participação no processo de fortalecimento do Grêmio, a organização e a liderança da assembléia, no prédio da Engenharia Civil, como também a participação na reorganização do DCE Livre da USP e de sua primeira diretoria, representando a Politécnica".

ajardim@al.sp.gov.br

alesp