Sophia Tassinari: uma vida de amor às artes e à vida


07/07/2006 17:30

Compartilhar:

O presidente Rodrigo Garcia e Emanuel von Lauenstein Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/livro686rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/livro675arob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O evento foi realizado no Hall Monumental da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/livro668arob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Segundo secretário, deputado Geraldo Vinholi (1º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/livro706rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Pintar sempre foi para Sophia Tassinari paralisar o tempo em sua fuga inexorável, fixar tudo o que passa e evocar os minutos felizes", assim iniciou sua alocução o superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia, Emanuel von Lauenstein Massarani, no lançamento de seu livro dedicado à artista recentemente desaparecida: Sophia Tassinari: Uma Vida de Amor às Artes e à Vida.

E continuou: "Eis por que as obras dessa artista não cessam de encantar a todos, nos propondo a imagem de um mundo onde reina a beleza. Sua obra é rica e variada. No curso de sua fecunda carreira, a artista representou os espetáculos da terra, suas paisagens, os jardins, cenas da vida real, retratos e nus, além de produzir esculturas e cerâmicas".

O evento realizado no Hall Monumental da Assembléia coincidiu com o primeiro aniversário do desaparecimento da consagrada artista, ocorrido em 1º/7. À cerimônia, conduzida pelo deputado Rodrigo Garcia, presidente do Legislativo paulista, compareceram Lívia Bucci, diretora da Galeria Spazio Surreale, José Titonelli, diretor do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), e Fernando Durão, presidente da Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo (Apap-SP), além de centenas de artistas, críticos de arte e amigos da homenageada. Estiveram presentes também inúmeros integrantes da família Tassinari, tendo à frente a irmã Albertina Tassinari Brandão, seu esposo Lázaro Brandão, presidente do Bradesco, Eduardo Tassinari, representando Pedro Tassinari, sobrinhos e primos.

Massarani relembrou ainda que Sophia Tassinari costumava categoricamente afirmar que fazer arte era vital para ela e que a manifestação artística fazia parte de sua personalidade.

O presidente Rodrigo Garcia, após entregar um diploma de reconhecimento da Assembléia Legislativa à irmã da homenageada, destacou que Sophia Tassinari foi sempre fiel à sua arte, dando com todo o entusiasmo sua contribuição no campo das artes plásticas.

Ao agradecer a presença de todos, ressaltou a importância da presença de diversas obras, pinturas e esculturas de Sophia Tassinari tanto no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo quanto no Museu da Escultura ao Ar Livre.

A seguir, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani autografou para os presentes o livro, co-editado pela Galeria Spazio Surreale e pelo IPH.

alesp