Holandeses comemoram 60 anos de Brasil


30/06/2008 22:13

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/holanda 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora os 60 anos da imigração holandesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/DSC_4811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens com trajes típicos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/holanda 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene nesta segunda-feira, 30/6, a colônia holandesa comemorou os 60 anos da imigração holandesa para a Fazenda Ribeirão, atual município de Holambra. A iniciativa da comemoração partiu do deputado Barros Munhoz. Após a abertura da sessão pelo presidente Vaz de Lima, que saudou os representantes da comunidade holambrense, Barros Munhoz falou da importância dos imigrantes na vida de Holambra, principalmente quanto à maneira com que a colônia se organizou, econômica e socialmente, a ponto de constar como 236º município em arrecadação de ICMS e apenas o 405º em população, com 7.211 habitantes. O deputado lembrou da época em que visitava Holambra com seus pais " Barros é de Itapira, próximo à Holambra " para comprar lembranças e flores. O deputado falou da dificuldade que o município teve para se emancipar, mas que se sente orgulhoso em "ter ajudado na criação de Holambra, mudando a legislação da época para favorecer o surgimento do município". Barros agradeceu ainda a colônia por ter "transformado a Assembléia nessa beleza toda florida que está hoje".

Um vídeo exibido em seguida contou um pouco da história de Holambra, desde a chegada dos pioneiros em 1948, lembrada por personagens significativos de cada década. Os primeiros dez anos foram memorados por Henk Gunnewiek, atualmente o mais antigo morador do sexo masculino, e Toos Miltenburg, que foi casada com Wim Miltenburg, um dos idealizadores da cooperativa e o primeiro a chegar naquela região.

O padrão que os pioneiros criaram " fugindo de uma Europa do pós-guerra e enfrentando desafios de uma terra desconhecida " foi seguido nas décadas seguintes. Os últimos dez anos foram contados por Kees Schoenmaker e pelo prefeito do município, Celso Capato, que destacaram as conquistas e o desenvolvimento de Holambra.

Compuseram a mesa diretora além dos acima citados, o presidente do Clube Fazenda Ribeirão, Gilberto Guilherme José Wigman, o presidente da Câmara Municipal de Holambra, Wilson Barbosa, o prefeito do município, Celso Capato, e o embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Onno Hattinga Van´t Sant. Além das autoridades presentes, pessoas vestidas com trajes típicos e o público em geral puderam participar do coquetel que foi servido ao final do evento, no Hall Monumental.

alesp