Vereadores de Mauá aprovam moção por hospital estadual


04/06/2008 19:07

Compartilhar:


A Câmara Municipal de Mauá aprovou na sessão ordinária de terça-feira, 3/6, por unanimidade, a moção 27/08, de autoria do vereador Manoel Lopes (DEM), em apoio ao Movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida, que mobiliza a região do ABC, em parceria com o deputado Donisete Braga (PT), pela construção de hospital estadual para atender aos mais de 600 mil moradores da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Para o vereador, a situação da saúde no ABC é gravíssima, com milhares de pessoas sofrendo pela demora no atendimento. "A construção de mais um hospital é a única alternativa viável para evitar o caos que se instalou nas cidades, onde diariamente somos obrigados a assistir a desesperança de cidadãos que sempre confiaram no mandamento constitucional de que a saúde é direito de todos e dever do Estado".

O vereador Manoel Lopes ainda sugere que as demais câmaras municipais do ABC dêem sua contribuição pelo fortalecimento do movimento. Para ele, os hospitais Mário Covas e Serraria já não conseguem atender a demanda de uma região com mais de 2,5 milhões de moradores, sendo 60% dependentes do sistema público de saúde.

Donisete Braga explica que hoje existem 2.337 leitos do SUS para atender 60% dos usuários da região que não dispõe de planos de saúde, o que dá a média de um leito por mil habitantes. "Muitos que têm planos de saúde também procuram o SUS para serviços mais complexos e caros não cobertos pelas seguradoras, sendo necessário ampliar os leitos", enfatiza.

A campanha pela construção de mais um hospital na região teve início em 12/4 passado quando o Movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida passou a coletar assinaturas nas três cidades. Mais de 70 mil pessoas já aderiram ao abaixo-assinado. A meta é coletar 100 mil assinaturas que serão entregues ao governador José Serra.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp