Audiência debate reajuste do transporte público


01/03/2010 19:14

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Rafael Xavier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/ATOPUBLTRANSPrafael46ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mariana Toledo, Carlos Giannazi e Lúcio Gregori<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/ATOPUBLTRANSPmariana.gianazzi.lucioGregori33ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/ATOPUBLTRANSPgianazzi13ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a participação do deputado Carlos Giannazi (PSOL) e do ex-secretário dos Transportes da capital, Lúcio Gregori, a Rede Contra o Aumento da Tarifa do Transporte Coletivo realizou nesta segunda-feira, 1º/3, audiência pública contra o reajuste das passagens de ônibus de R$ 2,30 para R$ 2,70.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL), autor de Projeto de Lei 841/2009, que isenta do pagamento de tarifa no transporte público intermunicipal todos os estudantes regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino, criticou os subsídios "monstruosos" que a prefeitura paga às empresas e concessionárias de transporte na cidade. Giannazi também ressaltou que o transporte coletivo em São Paulo é o mais caro do país.

Da mesma opinião, o ex-secretário dos Transportes da capital (durante a gestão de Luiza Erundina), Lúcio Gregori, falou sobre as contradições da legislação sobre o tema. "Ao mesmo tempo em que fala de universalidade " que para ele só será obtida com gratuidade " também se refere a obrigações". Para ele, assim como a educação, saúde e outros serviços básicos à população, o transporte coletivo urbano deveria ser incluído no artigo 6º da Constituição Federal. Outro ponto destacado por Lúcio Gregori é o tempo de concessão do serviço. "É um absurdo conceder por até 25 anos um serviço tão essencial à população."

Ao lado de Mariana Toledo e Rafael Xavier, ambos da organização da audiência, o ex-secretário defende a gratuidade do sistema de transporte coletivo. "Da forma como funciona hoje, a política tarifária incentiva o uso do transporte individual. Por outro lado, 37 milhões de brasileiros andam a pé por falta de condições financeiras." Esse contrassenso foi apontado por Rafael Xavier, que ainda cobra do Poder Público quais são as motivações para o aumento das tarifas de transporte e ratifica que, por ser um serviço essencial, o sistema de transporte deveria ser de competência exclusiva do Poder Público.

O endereço eletrônico da Rede Contra o Aumento da Tarifa do Transporte Coletivo é http://barraroaumento.wordpress.com.

alesp