Políticas Públicas de Saúde

Seminário Esporte, AtividadeFísica e Saúde
12/04/2011 18:35

Compartilhar:

Otaliba Libânio de Moura Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/SeminarioEsporteOtalibaLibaniodeMoraesNeto88.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A obesidade é considerada pelo Ministério da Saúde como a mais nova epidemia brasileira. Se continuar essa tendência, no ano de 2022 o Brasil poderá ter as mesmas características de obesidade apresentada pela população americana, considerada a mais obesa de todo o planeta, conforme declarou o diretor do Departamento de Análise da Situação de Saúde (DASIS) do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio de Moura Neto, que apresentou a segunda palestra.

Além disso, dentro das escolas, onde deveria ter início a conscientização do valor da saúde, se verifica a ingestão de alimentos de baixo valor nutritivo e alto valor calórico e nenhum programa consistente com os objetivos de manutenção da saúde. Então, para atuar de forma preventiva numa política pública de melhoria da qualidade de vida e saúde da população brasileira, o Ministério inspirou-se em um projeto que se iniciou em Recife, o Programa Academia da Cidade. Posteriormente, o projeto inicial se transformou no Programa Academia da Saúde, a ser implantado nas cidades brasileiras sob a coordenação do Ministério, cujos resultados são monitorados pelo Ministério.

Desde 2002 está em atividade o Programa Academia da Cidade, implantado por meio da Secretaria de Saúde do município de Recife, como uma política de prevenção e promoção à saúde, com ênfase em atividades física e de lazer e orientação para uma alimentação saudável. Atualmente o projeto atua em 21 polos na capital pernambucana. A equipe é formada por equipes multifuncionais, e conta com profissionais de várias especialidades, como educação física e nutrição. Os locais são disponibilizados pela prefeitura municipal, onde são construídos equipamentos que propiciam as atividades físicas e de lazer. Os resultados são monitorados e essa experiência serve para aprimorar o sistema quando for aplicado a outras cidades do Brasil.

A recomendação de Moura Neto é que os interessados atuem junto a seus representantes na Câmara Federal para que façam emendas ao Orçamento Nacional que destinem recursos para construção desses pólos de atividade física e prática corporal em suas regiões, onde possa ser aplicado o Programa Academia da Saúde.

alesp