Deputado recebe apoio de empresários para lei da seringueira


29/01/2008 10:42

Compartilhar:

Deputado em encontro com empresários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VALDOMIRO REUNIAO SERINGUEIRAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Valdomiro Lopes (PSB) recebeu, em 28/01, produtores rurais da região de Rio Preto, empresários da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto (Acirp) e da Associação Comercial de José Bonifácio. Eles estiveram no gabinete regional do parlamentar, em Rio Preto, para oferecer apoio à sua iniciativa de propor lei que determine que as seringueiras possam ser utilizadas como reserva legal de mata nativa nas propriedades rurais do Estado de São Paulo.

O projeto, de autoria de Valdomiro, que autoriza o uso da seringueira como reserva legal, foi aprovado no final do ano passado, mas foi vetado pelo governador José Serra. Agora, o deputado coordena um movimento que visa aprovar a lei que permite compor os 20% de reserva legal utilizando um percentual de seringueira e outra parte de mata nativa, já que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente exige que a mata nativa seja composta de espécimes da mata atlântica. "A solução será plantar uma carreira de seringueira e outra de mata atlântica, num sistema que intercala as árvores preservando assim a biodiversidade", declarou o parlamentar.

Valdomiro explicou que a seringueira auxilia no combate ao aquecimento global, pois, quando está na fase de produção do látex, proporciona o dobro de oxigênio. Entre os participantes da reunião, estavam o empresário Márcio Hadad e o diretor de Agronegócios da Acirp, Álvaro Luis Estrela.

O parlamentar participa, no próximo dia 11/02, de uma reunião técnica com o secretário da Agricultura João Sampaio, o secretário de Meio Ambiente Francisco Graziano, produtores rurais da região de Rio Preto e técnicos das duas secretarias, para discutir a proposta do uso intercalado de seringueira e mata atlântica.

O objetivo é oferecer uma solução aos produtores rurais que estão sendo acionados pelo Ministério Público para plantar a reserva legal de mata nativa em todo Estado. "O uso da seringueira é um alternativa viável, pois garante retorno financeiro e resolve a questão ambiental", avaliou Valdomiro Lopes.



vlopes@al.sp.gov.br



FOTO: VALDOMIRO REUNIAO SERINGUEIRAS

alesp