Jovens carentes recebem certificados da Semana de Inclusão Digital


25/02/2005 17:39

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Afrotec4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Afrotec5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Afrotec3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade de Entrega do certificado de participação na Semana de Inclusão Digital para Afro-Descendente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Afrotec1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Afrotec2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Sebastião Arcanjo

Mais de 90 jovens da periferia de São Paulo e da cidade de Campinas receberam nessa sexta-feira, 25/2, o certificado de participação na Semana de Inclusão Digital para Afro-Descendente. A Semana, que se iniciou no dia 21/2, foi uma iniciativa da multinacional IBM, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial. Durante o evento, foram ministradas aulas de computação e atividades didáticas por meio da utilização de softwares interativos, além de palestras de capacitação para o mercado de trabalho. A entrega dos diplomas será feita pelo deputado Sebastião Arcanjo (PT) e pelo gerente-executivo da IBM, Osvaldo Nascimento, nos períodos da manha, das 12 às 13h, e a tarde, das 17h às 18h, no plenário José Bonifácio, da Assembléia Legislativa de São Paulo.

São Paulo é a única cidade que representa a América do Sul dentro nesse tipo de atividade promovida pela IBM. Em mais de 30 cidades, adolescentes e crianças são orientados sobre o valor da tecnologia no dia-a-dia e no planejamento da carreira profissional, bem como sua importância na educação infantil. Durante toda a semana são ministradas palestras e aulas de computação e de iniciação à informática para crianças através do KidSmart IBM, um computador com aparência de brinquedo criado para tornar o aprendizado mais lúdico, com atividades interativas nas quais a criança utiliza ferramentas tecnológicas e sua criatividade, desenvolvendo assim o raciocínio e sociabilidade.

Segundo dados do Mapa da Exclusão Digital, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, pessoas declaradas brancas representam 15,14% contra 3,97% de afro-descendentes (amarelos representam 41,66% e indígenas, 3,72%). Assim, o perfil do incluído digital é bem definido, ou seja, é branco ou amarelo, estudou mais de oito anos, mora em grandes cidades e tem renda de R$ 1.677. Já o excluído deste universo é negro ou pardo, não tem acesso a computador e costuma ter pouco estudo. Desta forma, as exclusões racial e digital caminham juntas no Brasil, mesmo quando se considera brancos e negros que obtiveram as mesmas condições de educação, emprego, entre outros.



De acordo com o deputado Sebastião Arcanjo, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, essa iniciativa é importante uma vez que combate mais um tipo de exclusão que jovens e crianças negras sofrem diariamente. Além disso, possibilita novas oportunidades e promove a igualdade racial. "Essa parceria entre a Assembléia e a IBM abre novas perspectivas para a juventude negra e carente, e promove a inclusão de fato", explica o deputado.



Segundo Patrícia Menezes, Executiva de Programas de Responsabilidade Social da IBM Brasil, inclusão digital e social são preocupações constantes da IBM e a Semana da Consciência Tecnológica para Afro-descentes vem mostrar o compromisso da empresa com esta questão.



Para Osvaldo Luís Nascimento, gerente executivo da IBM Brasil, o evento demonstra como a tecnologia pode ser mais bem utilizada no cotidiano e na preparação da carreira dos membros da família afro-brasileira, que não têm acesso ao universo digital. "O efetivo uso da tecnologia conduz a melhor educação, maiores opções de carreiras profissionais e possibilidades sem fim para indivíduos e suas famílias", afirma Nascimento.





tiaopt@uol.com.br

alesp