Pintores e escultores se inspiram na criança que representa esperança em futuro melhor

MUSEU DE ARTE DO PARLAMENTO DE SÃO PAULO
09/10/2009 16:05

Compartilhar:

CEZIRA COLTURATO - JUNTANDO SONHOS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CEZIRA COLTURATO - JUNTANDO SONHOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> J. CANATO - SELEÇÃO DO BRASIL<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/J. CANATO - SELECAO DO BRASIL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> MAURICIO TAKIGUTHI - ANCHIETA E O CURUMIM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/MAURICIO TAKIGUTHI - ANCHIETA E O CURUMIM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CRISTINA MOTA - PAULISTINHAS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CRISTINA MOTA - PAULISTINHAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> JHORIE - GAROTO DO RIO TROMBETAS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/JHORIE - GAROTO DO RIO TROMBETAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> AUGUSTO HIGA - PAUSA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/AUGUSTO HIGA - PAUSA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> GUSTAVO LIMA - MISCIGENAÇÃO<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/GUSTAVO LIMA - MISCIGENACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> MÁRCIA FRANCO - AUSÊNCIA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/MARCIA FRANCO - AUSENCIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Brasil comemora anualmente o Dia das Crianças na data de 12 de outubro, oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do Decreto 4.867, de 5 de novembro de 1924. Entretanto, somente a partir de 1960 a data passou a ser devidamente comemorada, numa iniciativa conjunta da Fábrica de Brinquedos Estrela e da Johnson & Johnson, que lançaram naquele ano a Semana do Bebê Robusto. A estratégia deu certo e os demais empresários passaram também a comemorar o Dia da Criança.

As Nações Unidas comemoram a data a 20 de novembro, quando foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Muitos países adotam outras datas, assim por exemplo, na Índia é comemorado em 15 de novembro; em Portugal e Moçambique, em 1° de junho; e, na China e no Japão, em 5 de maio.

Para reverenciar a data, reproduzimos nestas páginas esculturas e pinturas do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo cujos autores se inspiraram na criança para criá-las, lembrando também que a arte de ser feliz é manter, sempre dentro de si, o espírito de criança.



"Juntando Sonhos" de Cezira Colturato - A pintura dessa artista é uma obra "empenhada", mas não no sentido deturpado. É "empenhada" porque sabe colher, quase no estado incônscio, os aspectos mais humildes e às vezes mais miseráveis da realidade contemporânea brasileira.



"Miscigenação" de Gustavo Lima - Essa obra revela uma íntima aproximação com o caráter dos personagens, no quais se manifesta uma significativa pureza, testemunhando o amor e a preocupação da artista em relação a tudo representa o mundo da infância.



"Seleção do Brasil" de J.Canato - A obra nos transporta por instantes ao mundo de contrastes no qual vivemos. O artista conta sempre um fato real, propõe coisas nas quais, muitas vezes, não mais pensamos, e seu maior mérito é oferecer ao espectador momentos de profunda reflexão.



"Garoto no Rio Trombetas" de Jhorie - O desenho da artista exprime uma espontânea veia poética, um sentido de harmonia quase musical. Ao observarmos atentamente sua obra, vislumbramos que esse sentido nasce de um encontro feliz entre razão e sentimento.

"Anchieta e os Curumins" de Maurício Takiguthi



Sua pintura possui um íntimo sabor espiritual e alcança um perfeito equilíbrio entre os valores internos humanos e aqueles plásticos da expressão. Criando um estilo totalmente original e um gosto refinado do retrato, o artista sabe amadurecer o instintivo sentido da cor, disciplinando a arte de usá-la com cuidadosa medida e com robusta variedade de acordes..



"Pausa" de Augusto Higa - A pintura desse artista reflete ansiedade, inquietação e uma luta contínua em direção à anulação das formas e sua simplificação. A atitude de estilizar as figuras, cuja inércia plástica introduz uma leve esperança na visão pessimista da vida, está na sua base pictórica.



"Paulistinhas" de Cristina Motta - Insistindo tanto sobre o conteúdo quanto sobre a forma, a energia criadora da artista coloca uma acentuação vibrante sobre motivos e cenas reais do cotidiano, do qual a criança é a principal protagonista.



"Ausência" de Márcia Franco - Seu tema central é a humanidade com seus sentimentos e seus problemas de vida de cada dia, numa relação continua entre tema e objeto.

alesp