Batatais oferece diversas opções de lazer

Estâncias Paulistas
02/08/2010 19:50

Compartilhar:

Igreja Matriz do Bom Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/batatais - IGREJA MATRIZ DO BOM JESUS DA CANA VERDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/batatais 6.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/batatais 2 - IGREJA MATRIZ DO BOM JESUS DA CANA VERDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/batatais - 05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coreto da igreja<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/batatais 3 - coreto da igreja.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O nome da Estância Turística de Batatais está provavelmente ligado à atividade agrícola dos habitantes naturais da região. Os primeiros bandeirantes teriam encontrado na região extensas plantações de batatas roxas. Há também outras versões para a origem do nome do município. Uma delas seria a de que Batatais deriva de Baitata, que, em tupi, significa "rio entre pedras". Outra origem possível é a de que o nome Batatais vem do tupi Mboitata, que significa cobra de fogo, o gênio que protegia os campos contra os incêndios. Estudos recentes de um historiador local atenta para mais uma hipótese: Batatais ou Batatal era uma expressão usada pelos minerados antigos que designavam o local onde se achava ouro de superfície. Como esta região fazia parte do caminho para Goiás, há a possibilidade que a cidade servia de pouso para esses viajantes.

As primeiras notícias que se tem da região são do final do século 16. Entre 1594 e 1599, os Afonso Sardinha " pai e filho " e João do Prado alcançaram as margens do rio Jeticaí, hoje rio Grande. Nessa marcha, provavelmente atravessaram a paragem do Batatais, então habitada pelos índios caiapós. A região foi também visitada por Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera. Em busca de ouro, que acabou encontrando em 1725, em Vila Boa, Goiás, seguiu as trilhas indígenas, que passaram a ser conhecidas como caminho dos Guaiases. Após a descoberta de riquezas em Goiás, o caminho dos Guaiases atraiu muita gente. Para legitimar a posse dessas terras, foram concedidas sesmarias e estabelecidas numerosas fazendas. O nome Batatais aparece em documentos legais na doação de uma sesmaria com esse nome, em 5 de agosto de 1728, pelo governador da capitania de São Paulo, Antônio da Silva Caldeira Pimentel, a Pedro da Rocha Pimentel.



Igreja matriz



A atual forma da igreja matriz foi iniciada em 1928, sob a direção do arquiteto italiano Júlio Latini, e concluída em 1953. Em estilo neoclássico, a Igreja tem em seu interior grande números de pintura de Portinari, com destaque para o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Os vitrais da igreja são de Conrado Sorgenicht Filho. São 48 vitrais de grande dimensão com refinada técnica na distribuição de cores. A igreja matriz está em processo de tombamento pelo Condephaat.



Estação da Cultura



A antiga estação de trem foi inaugurada em 1886, quando a cidade de Batataes da Canna Verde já era um município autônomo. A chegada da então linha-tronco da Mogiana vinha facilitar a comunicação da cidade com a capital e o porto, acelerando seu progresso. Em 1938, foi inaugurado um novo prédio, mais moderno, para a estação. Em 1980 ocorreu o último comboio de cargas de Batatais para Ribeirão. Com a desativação da linha, a estação foi abandonada, e, em 1986, já tinha sido vendida à prefeitura, e servia como posto de INSS e do Ministério do Trabalho. Dois anos depois, os trilhos foram retirados. Em 1998, um incêndio destruiu boa parte do depósito. Hoje o prédio está restaurado, acomodando a Estação da Cultura, um dos pontos turísticos de Batatais.



Cachoeira e bosque



Com exuberante vegetação, piscinas semi-naturais, play-ground, sanitários, vestiários, lanchonete, área de camping e estacionamento, a Cachoeira de Batatais é um local muito visitado pelos turistas.

Com uma grande área verde com eucaliptos e variedades de plantas e flores ornamentais, o Bosque Municipal conta também com recanto de lazer, pista de cooper, campo de bocha, área de piquenique e lanchonete.



Parque náutico e lago



Com cachoeiras, piscinas semi-naturais e exuberante vegetação, o Parque Náutico possui boa infraestrutura turística.

O Lago Artificial de Batatais é cercado de vegetação e possui zoológico, reserva natural de plantas, calçadão para prática de ciclismo, caminhadas ou cooper.

Dados extraídos dos sites: www.seade.gov.br e www.batatais.sp.gov.br.

alesp