Ilha Solteira é opção para amantes de esportes náuticos

Emancipada em 1968, Ilha Solteira, com apenas 41 anos de fundação, é um dos 29 municípios paulistas classificados como estância turistica. Essa condição garante ao município uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Ilha Solteira dispõe de hotéis, pousadas e casas de veraneios para aluguel, e também oferece boas opções de restaurantes.
Distante cerca de 680 quilômetros da Capital - localizada ao extremo noroeste do Estado, na divisa com Mato Grosso do Sul, na margem paulista do Rio Paraná - Ilha Solteira, integrante da região administrativa de Andradina, possui uma área de 660 quilômetros quadrados e tem uma população estimada em 25 mil habitantes.
Esse município é uma ilha fluvial situada a 800 metros da jusante da Usina Hidrelétrica, foi batizado de Ilha Solteira devido a existência, a 12 quilômetros dela, de um arquipélago fluvial com cinco ilhas, cujo o nome é "Cinco Ilhas". Assim, pelo fato de estar sozinha, foi denominada "Ilha Solteira".
Com vocação para pólo tecnológico, o município conta com campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", que oferece oito cursos de graduação e oito cursos de pós-graduação, em torno do qual existe um grande centro de pesquisa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia elétrica. Ilha solteira possui o 29º melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) entre as cidades brasileiras.
História e atrativos
Embora suas mais antigas referências datem de 1944, quando se tornou distrito do município de Pereira Barreto com o nome de Bela Floresta, a fundação da cidade de Ilha Solteira está ligada ao recebimento, em 1968, dos seus primeiros moradores que formaram o contingente de mão-de-obra necessário à construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Situada no Rio Paraná, essa usina é a maior da CESP, com 3.230.000 kilowatt de potência final.
O reservatório de água decorrente desta obra, o lago de Ilha Solteira, é um dos atrativos da região, principalmente para os praticantes de esportes náuticos e pesca esportiva. Estendendo-se pelas águas do Rio Paraná e São José dos Dourados, tem uma área de mais de 1.200 quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior do país.
Como opção de lazer, há ainda a Praia Catarina, que possui ótima infraestrutura, com acesso pavimentado, completa rede de água e esgoto, energia elétrica, telefone público, equipamentos de lazer com área gramada, lanchonetes, quiosques com churrasqueiras e outros como atracadouro para barcos, quadras poliesportivas, sanitários e duchas, equipamentos para pesca e calçadão ao longo de toda a orla. Essa praia, com vista para o Lago de Ilha Solteira, fica a apenas quatro quilômetros da cidade.
Outro atrativo é o próprio Rio Tietê, que possui 1.100 quilômetros de extensão. Com nascedouro em Salesópolis, numa altitude de 1.030 metros e distante 22 quilômetros do Oceano Atlântico, está ligado ao rio São José dos Dourados pelo canal Pereira Barreto. Deságua no Rio Paraná, ao Sul do município de Ilha Solteira.
Com 48 espécies de animais, situado numa área de 18 hectares, o zoológico de Ilha Solteira é um dos lugares mais procurados pelas famílias nos fins de semana e feriados. Construído em 1979, pela administração da CESP, com a finalidade de abrigar melhor alguns animais provenientes do enchimento dos Reservatórios de Jupiá e Ilha Solteira.
Esse Centro de Conservação da Fauna Silvestre é reconhecido pela comunidade zoológica nacional, com as quais mantêm intercâmbio, pelos trabalhos de alto nível na preservação, reprodução e criação em cativeiro de espécies como o jacaré-de-papo amarelo, arara canindé, tamanduá-bandeira, bugio vermelho, cervo-do-pantanal, lobo-guará, jaguatirica, cachorro-do-mato-vinagre, entre outros, sendo pioneiros em alguns deles como no caso do aleitamento artificial de cervos do pantanal. Possui 48 espécies, numa área de 18 hectares.
O zoológico é um dos lugares mais procurados pelas famílias nos fins de semana e feriados.
Fontes: http://www.ilhasolteira.sp.gov.br/ http://www.mogianaonline.com.br
Notícias mais lidas
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações