Cantores e deputados prestigiam lançamento da Frente em Defesa da Cultura

Presidente Barros Munhoz parabenizou a autora da iniciativa, Leci Brandão
30/11/2011 21:20

Compartilhar:

Teodosina Ribeiro ( dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaDefCultura30nov11ZeTeodosinaRibeiro.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Leci Brandão (dir.), coordenadora da frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaDefCultura30nov11Ze.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa da Cultura é lançada na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaDefCultura30nov11ZeNomeada.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Oswaldinho da Cuíca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaDefCultura30nov11ZeOswaldinhodaCuica.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação de balé durante o lançamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaDefCultura30nov11Ze2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lançada nesta quarta-feira, 30/11, a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura contou com a presença de deputados, secretários de Cultura e artistas, como os cantores de rap Rappin Hood e Dexter. Dando início aos trabalhos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, enalteceu a coordenadora da frente, deputada Leci Brandão (PCdoB), e a parabenizou pela iniciativa. "A Leci tem feito tudo com a vontade de acertar, essa frente está em boas mãos. Trago o apoio da presidência e tenha a certeza de que, em todas as lutas, estaremos juntos", declarou o presidente.

Ressaltando que é a segunda deputada estadual negra de São Paulo, Leci Brandão prestou homenagens à primeira deputada negra do Estado, Theodosina Ribeiro, presente ao evento, e aos sambistas brasileiros. Leci falou da necessidade da difusão da cultura em todas as classes sociais. "É importante levar o balé, o teatro, a orquestra sinfônica para a periferia, mas é preciso trazer o samba, o hip hop, o rap para o outro lado também conhecer. Cultura é diversidade", afirmou a coordenadora da frente.

O vereador Netinho de Paula (PCdoB/SP) endossou o discurso de Leci Brandão e reiterou o papel fundamental da frente parlamentar na democratização da cultura no Estado. "Precisamos fazer frente ao circuito comercial da arte e romper com a visão colonizadora. É preciso derrubar os preconceitos, promover o acesso ao acervo cultural clássico, mas não podemos preterir a arte do povo. É sim possível conviver com todas as expressões", manifestou.

"Há um déficit grande de áreas culturais em todas as frentes. Dos 645 municípios do Estado, 190 possuem museus e 124 possuem cinemas. Precisamos de mais espaço físico para as manifestações culturais", destacou a representante da Secretaria Estadual da Cultura, Claudinele Moreira Ramos. Para o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, é preciso conscientizar as autoridades políticas de todos os âmbitos, a sociedade, a imprensa, do poder que a cultura pode ter com um mínimo de recurso investido.

Encerrando o evento ao som da bateria da Escola de Samba Tom Maior, Leci Brandão lembrou que o Orçamento 2012 será votado no próximo mês e pediu o comprometimento dos parlamentares na luta por um aumento no orçamento da pasta de Cultura. "A gente não pode aceitar que o orçamento da Cultura de um dos Estados mais importantes seja de 0,5%", reforçou.

Compareceram também ao lançamento da frente o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente; o chefe de representação reginal do Ministério de Cultura, Valério Benfica; a deputada Ana Perugini (PT) e os deputados João Paulo Rillo (PT); Pedro Bigardi (PCdoB); Enio Tatto (PT); Beto Trícoli (PV); Adriano Diogo (PT); Cauê Macris (PSDB); Marcos Martins (PT); e Carlos Bezerra (PSDB).

alesp