No Dia do Rim, médicos e doentes crônicos pedem mais investimentos em prevenção e tratamento

Líder do DEM enviará manifesto ao ministro da Saúde
12/03/2012 21:10

Compartilhar:

Altair Oliveira de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/MMY_6220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/MMY_6212.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estevam Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/MMY_6226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembleia, deputado Estevam Galvão, enviará um manifesto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que o governo federal promova ações voltadas para a prevenção da doença renal e tratamento dos doentes renais crônicos. Uma cópia do documento será enviada para a presidente Dilma Rousseff.

A informação foi prestada pelo deputado, em 8/3, durante a solenidade de comemoração pelo Dia Mundial do Rim, na Assembleia Legislativa. Organizado pela Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, o evento conta anualmente com a parceria do deputado Estevam.

Segundo o deputado, é preciso que o governo federal reajuste a tabela do SUS e invista mais na área da nefrologia. "Desta solenidade realizada hoje nascerá um manifesto, que enviarei para o ministro Padilha e para a presidente, falando da nossa preocupação com os doentes renais crônicos e com a saúde, que é a grande preocupação do povo brasileiro", adiantou.

Estevam lembrou que é preciso prestar atendimento a todos os pacientes e investir mais na prevenção das doenças renais crônicas. "Há demanda reprimida, isso traz uma angústia muito grande para o paciente e para a família. Trata-se de uma doença de fácil prevenção, mas que, se não tratada, pode levar à morte", ressaltou.

O manifesto também será enviado para todas as assembleias legislativas do país, para que anualmente, na segunda quinta-feira de março, as autoridades públicas realizem atividades voltadas para o Dia Mundial do Rim. "Isso é mais do que uma comemoração. É a oportunidade que temos para debater o problema, buscar soluções e chamar a atenção das autoridades públicas. Queremos que todas as assembleias do Brasil façam o mesmo", afirmou.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz, o presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado, Antônio Américo Alves, a vice-presidente da entidade, Altair Lima, o representante da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Lúcio Roberto Requião Moura, e a presidente da Casa do Renal Crônico, Estela Fernandes Martins Faria, além de representantes da classe médica.

Estevam Galvão

alesp