Parceria visa regulamentar exploração de água mineral com preservação ambiental


05/08/2005 19:52

Compartilhar:

Deputado João Caramez, Carlos Alberto Lancia, presidente Rodrigo Garcia e Antonio Mendes Thame <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/aguaassina7314.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de assinatura do protocolo de intenções visando ampliar o debate sobre as fontes de águas minerais e a regulamentação de sua exploração dentro de um contexto de preservação ambiental.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/aguageral7357.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Alberto Lancia e presidente Rodrigo Garcia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/aguapre7361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia, e os presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) e do Sindicato da Indústria da Água Mineral (Sindinam), Carlos Alberto Lancia, assinaram nesta sexta-feira, 5/8, na sede do Legislativo paulista, um protocolo de intenções visando ampliar o debate sobre as fontes de águas minerais e a regulamentação de sua exploração dentro de um contexto de preservação ambiental.

Conforme Rodrigo Garcia, as parcerias entre os mais variados setores empresariais contribuem para o aprimoramento dos debates e ajuda na elaboração das leis estaduais. "Precisamos da opinião de cada um dos representantes dos vários convênios firmados com a Assembléia " cerca de 40 até o momento. A opinião desses segmentos sobre as leis que lhes dizem respeito será do conhecimento de todos os deputados", afirmou o presidente.

Garcia destacou ainda que todas as informações sobre projetos de lei, audiências públicas e estudos realizados pela Assembléia sobre assuntos de interesse das empresas conveniadas ao parlamento podem ser facilmente verificadas on line no portal da Assembléia.

Carlos Alberto Lancia defendeu a preservação das áreas de mananciais "para que tenhamos água pura e saudável". Pediu a redução do ICMS do setor de 18% para 12%. Segundo ele, 41% do valor cobrado pela água é referente a impostos. "Com uma carga tributária mais justa poderemos gerar mais empregos e incentivar novas estâncias hidrominerais". De acordo com Lancia, em São Paulo, o setor emprega 200 mil trabalhadores diretos.

Assinaram o protocolo de intenções o presidente do Legislativo, Rodrigo Garcia, o representante da Abinam, Carlos Alberto Lancia, e os deputados João Caramez (PSDB) e Antonio Mendes Thame (PSDB-SP).



Abinam

A Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), criada em 1947, no Rio de Janeiro, congrega e defende os interesses das indústrias brasileiras de água mineral.

A associação dedica-se ao desenvolvimento técnico da indústria brasileira de águas minerais, cujos padrões de qualidade se igualam aos dos países mais avançados do mundo.

Diante do crescimento da distribuição de água em escritórios e residências, a Abinam empenhou-se na criação de normas para oferecer mais qualidade ao envasamento em garrafões e maior segurança aos consumidores. Atualmente, a Abinam, juntamente com as empresas produtoras, dedica-se a orientar e qualificar o comércio de água mineral em garrafões.

alesp