Ministro do Trabalho do Líbano visita Assembléia nesta quinta-feira


23/05/2007 17:30

Compartilhar:

Said Mourad receberá o ministro junto com o presidente da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Said Mourad.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ministro do Trabalho do Líbano, Trad Kanj Hammadah, visitará a Assembléia Legislativa nesta quinta-feira, 24/5, a partir das 16h. O deputado Said Mourad, líder do PSC, receberá o ministro junto com o presidente da Alesp e outros deputados. Hammadah é doutor em filosofia pela Universidade de Sorbone (França). É jornalista, professor universitário e escritor, autor de várias obras literárias publicadas em Beirute, capital de seu país.

Ele é ministro pela segunda vez e já ocupou a pasta da Agricultura no governo do primeiro-ministro libanês Najib Mikati. O atual premiê é Fouad Sanioura.

Na sexta-feira, 25/5, o ministro participará, junto à comunidade libanesa de São Paulo, de ato em comemoração da expulsão, pela Resistência Libanesa, do exército de Israel do sul do Líbano, ocorrido há sete anos. O evento vai ser à noite, no Shopping Pólo Modas, na rua Barão de Ladário, no bairro paulistano do Brás. A resistência à ocupação foi comandada pelo grupo político ao qual pertence o ministro.

Para o deputado Said, "a libertação do sul do Líbano da ocupação israelense é uma vitória do povo libanês através da sua resistência em defesa da liberdade e da independência. Convido a todos os democratas a comemorar esta data, para mostrar nosso apoio aos libaneses em defesa de seu país. E também para dizer que a luta em defesa dos ideais de liberdade e paz deve ser universal para impedir agressões e ocupações. O ministro é bem-vindo e conta com nossa solidariedade".

No xadrez político do país dos cedros, como é chamado o Líbano, Hammadah é um ministro oposicionista ao atual governo. Defende uma política em defesa da soberania libanesa e de integração com seus vizinhos árabes. É favorável à convocação de novas eleições parlamentares para resolver a crise política que se instalou após a agressão israelense no ano passado. Defende a resistência no sul do Líbano até a libertação das fazendas de Shebaa, ainda ocupadas por Israel. É contrario à ingerência de países ocidentais na política interna libanesa.

saidmourad@al.sp.gov.br

alesp