Lars Grael é recebido na Comissão de Esportes e Turismo

Secretário fala sobre concessão do Ginásio do Ibirapuera
15/06/2005 20:08

Compartilhar:

Lars Grael e  Rogério Nogueira, presidente da Comissão de Esportes e Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CEspTur.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A defasagem salarial do quadro da Secretaria de Esportes e Lazer foi um dos principais problemas apontados por Lars Grael, ao falar de sua gestão aos deputados da Comissão de Esportes e Turismo, nesta quarta-feira, 15/6, em reunião presidida por Rogério Nogueira (PDT). Segundo o secretário, um professor com 15 anos de exercício ganha cerca de R$ 400 ao mês.

Grael ouviu as sugestões dos deputados presentes e concordou com as dificuldades administrativas derivadas do baixo orçamento da secretaria, o menor da administração estadual. "Constatei que nenhuma unidade da Federação destina mais do que 0,2% de seu orçamento ao esporte, situação que piora no caso da União, que aplica apenas 0,02% de suas verbas em esporte", disse o secretário e completou, em resposta ao deputado Sebastião Arcanjo (PT), que este ano o orçamento diminuiu mais ainda porque houve o remanejamento de 30 milhões de sua pasta para a Secretaria de Energia, Saneamento e Recursos Hídricos, que serão empregados na obra na calha do rio Carajás fosse concluída, por sugestão do próprio Grael.

Lars Grael disse aos membros da Comissão de Esportes e Turismo, nesta quarta-feira, 15/6, que a eventual privatização do Complexo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido por Ginásio do Ibirapuera, visa à modernização do complexo. A secretaria abriu processo de concessão em regime parcial, vencido pela empresa Videca, no qual o Estado não abre mão do controle sobre a utilização do equipamento, sobretudo, para garantir o atendimento social.

Quanto à sugestão de José Dílson (PDT) de construir uma plataforma sobre o rio Tamanduateí para a prática de esportes, o secretário afirmou que há projeto para o aproveitamento da calha do Rio Pinheiros, com extensão até as proximidades do autódromo de Interlagos, para essa finalidade.

O deputado Said Mourad (PFL) lembrou emenda à LDO de sua autoria, que destina mais R$ 200 mil de verbas orçamentárias para a Secretaria de Esportes e Lazer e pediu apoio dos demais membros da comissão para que a sugestão seja acolhida.

Citando o deputado Marquinho Tortorello (PPS), Grael recordou a experiência bem-sucedida de São Caetano do Sul, que na gestão de Olinto Tortorello aplicou 4,6% do orçamento municipal em esporte. "O resultado disso é que o município detém o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil."

Jogos do Interior e agenda social

Sobre a polêmica dos Jogos do Interior, competição que deveria incentivar os municípios a investirem em novos atletas, mas que acabam usando o dinheiro para contratar esportistas de outros Estados, com o intuito de promover a gestão municipal, Grael destacou que estabeleceu uma ouvidoria para levantar a questão e que o acompanhamento da próxima edição será mais rigoroso por parte da secretaria.

Segundo o secretário, sua maior meta é incrementar a agenda social da pasta. Grael destacou o projeto Pintando a Liberdade, por meio do qual presos confeccionam materiais esportivos e mencionado na reunião por Gilson de Souza. "A União aprovou convênio com São Paulo nesse sentido, permitindo benefícios ao esporte e a ressocialização de presos."

Além desse projeto, Grael destacou os Jogos Regionais dos Idosos, os Jogos Indígenas e os Jogos da Apae. "Apesar disso, a demanda de prefeituras sem atendimento chega a 200 administrações municipais."

A reunião ainda contou com a participação dos deputados Roberto Morais (PPS), Turco Loco (PSDB) e Ricardo Castilho (PV).

alesp