Seminário debate políticas públicas e controle social em Bebedouro


09/11/2006 18:11

Compartilhar:

5º Seminário sobre Políticas Públicas e Controle Social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amartins beberouro 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Martins participa de seminário em Bebedouro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amartins beberouro 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Rede Criança e Adolescentes de Bebedouro realizou em 27/10, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro (Fafibe), o seu "5º Seminário sobre Políticas Públicas e Controle Social". Participaram do seminário 260 pessoas, em sua maioria profissionais do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes de Bebedouro e região.

O objetivo do evento foi divulgar, conscientizar e capacitar os atores sociais sobre a importância do trabalho em rede para melhor eficiência e rapidez na execução das políticas públicas. Além disso, abordou a conscientização da sociedade sobre a atenção especial à prevenção e ao atendimento da violência doméstica contra crianças e adolescentes.

Três palestras fizeram parte do seminário. A primeira abordou "A Importância do Trabalho em Rede para as Crianças e Adolescentes", ministrada por Maria Amélia Azevedo (coordenadora do Laboratório da Criança do Instituto de Psicologia da USP-Lacri). Ela fez uma explanação dos números de Bebedouro, apontando que o índice de desenvolvimento dos jovens na cidade é de 0,744. "Também pude constatar que 70% das crianças estão nas creches, quase 100% são vacinadas e a escolaridade precária é de 15%. Isto significa que precisamos ainda trabalhar com políticas públicas que busquem alternativas de desenvolvimento destes jovens, mas que a cidade já tem do que se orgulhar", afirmou.

A segunda palestra enfocou "A Prevenção e o Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica e às Suas Famílias", com a coordenadora da Rede Criança de Combate à Violência Doméstica de São Paulo, Ana Cristina da Silva. Para ela, a prevenção é um dos melhores combates quanto aos diversos tipos de violência existentes no país. "Em São Paulo, vejo que o trabalho de prevenção é importante, mas que o atendimento é essencial. A criança precisa saber que pode contar com o trabalho da rede, que vem trazendo grandes resultados."

Outra importante participação do evento foi a da palestrante deputada Ana Martins (PCdoB) " autora da Lei 12.256, que instituiu o Programa de Combate à Violência Doméstica contra crianças e adolescentes. Essa Legislação considera vítima de violência doméstica toda criança ou adolescente que, por ação ou omissão dos pais ou responsáveis, no convívio familiar, sofrer violência física, sexual, psicológica ou tratamento negligente. "O programa deverá ser desenvolvido na forma de rede de atendimento, composta por equipes multidisciplinares que poderão celebrar acordos e convênios com instituições e entidades especializadas", esclareceu a deputada.

alesp